Como escolher a Impressora Certa para minha Empresa

Analise suas Necessidades

Ao escolher uma impressora para uma empresa, é importante considerar as necessidades específicas da empresa em relação à impressão, bem como o orçamento disponível. Bem como?

Como escolher a Impressora Certa para minha Empresa

Volume de impressão

É importante avaliar a quantidade de impressões que a empresa necessita realizar diariamente ou semanalmente. Isso ajuda a determinar se uma impressora a laser ou jato de tinta é mais adequada para as necessidades da empresa.

Impressoras a laser são geralmente mais indicadas para empresas com alto volume de impressão, enquanto impressoras jato de tinta podem ser mais indicadas para empresas com baixo ou médio volume de impressão.

Velocidade de impressão

Para empresas que vivem em alta velocidade de impressão, é importante avaliar a velocidade de impressão das impressoras. Impressoras a laser geralmente são mais rápidas do que as impressoras jato de tinta.

Qualidade de impressão

A qualidade da impressão é outro fator importante a ser considerado, especialmente para empresas que precisam imprimir materiais de marketing ou gráficos. Impressoras a jato de tinta geralmente oferecem melhor qualidade de impressão para imagens e gráficos, enquanto impressoras a laser são mais adequadas para textos.

Conectividade

A conectividade é um fator importante para empresas que desejam compartilhar uma impressora entre vários usuários ou dispositivos. É importante avaliar se a impressora possui recursos de conectividade, como Wi-Fi, Ethernet ou USB.

Custo total da propriedade

É importante avaliar o custo total da propriedade da impressora, incluindo o custo do cartucho de tinta ou toner e a vida útil da impressora. Impressoras mais caras geralmente têm custo de consumo mais baixos e uma vida útil mais longa, o que pode ser mais econômico a longo prazo. Por isso, busque sempre a impressora com melhor custo benefício.

Recursos adicionais

As impressoras modernas oferecem uma ampla variedade de recursos adicionais, como digitalização, cópia, fax, impressão frente e verso, entre outros. É importante avaliar quais recursos adicionais são necessários para a empresa e se a impressora escolhida oferece esses recursos.

Suporte técnico e garantia

O suporte técnico e a garantia são importantes para garantir que a impressora esteja sempre funcionando corretamente. É importante avaliar o tipo de suporte técnico oferecido pelo fabricante da impressora, bem como a duração da garantia oferecida.

Tipos de Impressoras e seus Usos

Impressoras Jato de Tinta

Esse tipo de impressora utiliza cartuchos de tinta líquida para imprimir. São mais comuns em ambientes domésticos ou pequenos escritórios, pois apresentam um custo mais acessível. São ideias para impressão de fotos e documentos coloridos.

Impressoras a Laser

Essas impressoras usam toners em pó para imprimir. São mais indicados para ambientes de trabalho que encorajam uma alta produção e qualidade de impressão. Além disso, possuem uma maior durabilidade e velocidade de impressão, tornando se uma boa opção para empresas que imprimem grandes volumes de documentos em preto e branco.

Impressoras Térmicas

Essas impressoras usam papel térmico e não precisam de cartuchos ou toners para imprimir. São ideais para imprimir recibos, etiquetas e códigos de barras em grandes quantidades, sendo comumente utilizados em supermercados, lojas e hospitais.

Impressoras de Sublimação

Esse tipo de impressora é utilizado para imprimir em objetos de materiais específicos, como canecas, camisetas, mouse pads, entre outros. Elas utilizam tintas especiais que, ao serem aquecidas, transferem a imagem para o objeto, gerando uma impressão de alta qualidade e durabilidade.

Impressoras 3D

São impressoras que criam objetos tridimensionais através de sucessivas de materiais. São usados principalmente em empresas de engenharia, arquitetura e design, mas também estão se popularizando em outras áreas, como medicina e produção de peças industriais.

Impressoras Matriciais

Que utilizam um sistema de impacto para imprimir. Elas são mais antigas e menos comuns nos dias de hoje, mas ainda são utilizadas em algumas empresas para impressão de documentos com vias em papel carbono ou formulários contínuos.

As impressoras matriciais são capazes de imprimir em várias vias simultaneamente e são muito resistentes, o que as torna ideais para ambientes com condições de trabalho adversas, como locais com poeira ou umidade. No entanto, elas são mais lentas do que as outras opções e sua qualidade de impressão é inferior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo