Como a automação permite que as empresas atendam aos objetivos de sustentabilidade

Empresas inovadoras já têm no seu radar de que para alcançar seus objetivos de sustentabilidade é preciso adotar uma visão holística dos meios de produção – uma abordagem que requer assumir desafios. Pesquisas indicam que os princípios ESG (Environmental, Social and Governance) subiram para o topo da lista de prioridades para as organizações líderes em todo o mundo – na verdade, 60% já se comprometeram com emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (GEE), segundo a consultoria PwC.

Roberto Marques – Foto: Acervo Pessoal

Mas definir ações ousadas como metas líquidas zero só funciona com planos bem pensados para atingir esses objetivos de sustentabilidade, juntamente com métodos para mensurar se a organização está no caminho certo para alcançá-los.

Por isso, para incorporar a sustentabilidade ao negócio como uma vantagem competitiva e apoiar a construção de uma sociedade mais justa, é preciso ir além do básico e uma das alternativas é a implementação de soluções em automação e análise de dados nas instalações e chão de fábrica.

A automação pode desempenhar um papel significativo no apoio aos objetivos de sustentabilidade, melhorando a eficiência operacional, reduzindo o consumo de recursos e minimizando o impacto ambiental. Ao aproveitar as capacidades de melhoria oferecidas por tecnologias como a robótica, a inteligência artificial e a IoT, as empresas podem otimizar os seus processos de produção, aumentar a segurança dos trabalhadores e alcançar resultados sustentáveis.

Automação é a base da Indústria 4.0 e da sustentabilidade

As tecnologias de automação – desde sistemas de gerenciamento abrangentes e análises até o controle final – são os pilares da Indústria 4.0, funcionando como um sistema nervoso central para a manufatura, permitindo que os operadores obtenham dados em tempo real, monitorando e controlando com segurança as operações.

Para ajudar a reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência da produção, sistemas de automação podem otimizar todo o ciclo de vida da produção, desde o projeto até a manutenção. Ao aproveitar as sinergias combinadas de controladores e softwares de visualização, é possível aliar alto desempenho, redução de custos, confiabilidade e sustentabilidade.

Além disso, recursos como manutenção preditiva e monitoramento de emissões podem fornecer às organizações visibilidade em tempo real, entregando insights que geram registros precisos para identificar melhorias nos processos e impulsionar os objetivos ESG.

Ao final, o que temos é que somente com a implementação de sistemas inovadores, incluindo soluções de automação, será realmente possível impulsionar e atingir os objetivos de sustentabilidade, gerando mais valor para o negócio e seus stakeholders.

 

*Roberto Marques, gerente geral da divisão CNC na Mitsubishi Electric Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo