Comédia Pedro e Domitila – “Titilia e Demonão”

Contemplado pelo 1° Prêmio Ipê de Teatro, com investimento da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Grupo Teatral Palco Sociedade Dramática estreia a comédia “Pedro e Domitila”. A apresentação será no Teatro do CRAS do Jardim Noroeste em Campo Grande-MS no dia 31 de agosto de 2023 as 14h30 min, com entrada livre e com classificação 14 anos.

Com adaptação do texto de Ênio Gonçalves e do livro “Titilia e Demonão” de Paulo Rezzutti e com direção de Espedito Di Montebranco, a peça conta a trajetória de Domitila e Dom Pedro I. No elenco estão Bruno Moser e Giovanna Zottino.

Foto: Divulgação

Realidade e ficção impregnam os personagens através da poética teatral, projetando-os como visionários numa paixão que abalou o império. A fofoca é um fenômeno universal e a comédia “Pedro e Domitila” escancara para o grande público o que acontecia atrás da porta entre um imperador e sua principal amante.

Os acontecimentos são apresentados cronologicamente. Começamos com os primeiros encontros em São Paulo, quando Pedro vem a conhecer a bela Domitila, já separada de seu primeiro marido. Proclamada a independência, Pedro retorna ao Rio de Janeiro e busca Domitila.

Durante sete anos, como acontece com vários casais, o romantismo vai cedendo lugar à rotina e aos jogos de interesse de ambas as partes, até o rompimento final.

Eles se conheceram poucos dias antes da Proclamação da República (7/9/1822) e ele a fez Marquesa de Santos em 1826. Com o imperador, Domitila teve cinco dos 13 filhos, entre dois casamentos. Depois de D. Pedro, Domitila casou-se com o político paulista Tobias de Aguiar (1795-1857). No fim da sua vida, Domitila se dedicou à assistência social em São Paulo.

Dom Pedro I Morreu aos 36 anos e deixou 37 filhos.

Serviço:

Espetáculo Pedro e Domitila

Dia: 31 de agosto as 14h30

Teatro do CRAS Hércules Mandetta no Jardim Noroeste

Elenco: Bruno Moser e Giovana Zottino

Cenografia, Iluminação e direção: Espedito Di Montebranco

Figurino: Luiz Gugliato

Classificação: 14 anos

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo