Com inscrições abertas, programa da Ambev vai apoiar projetos de impacto socioambiental positivo

Desde 2018, mais de 80 empreendedores participaram e mais de 20 já fecharam negócios com a companhia e parceiros

A Ambev acaba de lançar as inscrições para a 5ª edição de seu programa de inovação aberta, o 100+ Labs Brasil, voltado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras. As organizações interessadas podem se inscrever em um dos nove eixos do programa: Agricultura Sustentável, Embalagem Circular, Mudanças Climáticas, Gestão de Água, Ecossistema Empreendedor, Amazônia, Diversidade e Inclusão, Consumo Consciente e Responsabilidade ambiental na cadeia de suprimentos – sendo os três últimos, novidades desta edição.

Foto: Divulgação

O programa busca negócios com soluções aptas para implementação e teste, seja em fase piloto ou prontas para serem utilizadas pelo mercado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 09 de junho por meio do site.

Após as etapas de inscrições e entrevistas, haverá o pitch day, onde serão selecionados os 20 negócios que participarão da primeira fase do programa: o Intensive Learning. Será um processo, com oito semanas de duração, no qual empreendedores e empreendedoras passarão por workshops sobre temas relevantes para o desenvolvimento do negócio e refinamento das suas propostas de piloto de solução a ser implementado junto à Ambev ou organizações parceiras. O objetivo é encontrar ideias inovadoras que possam gerar resultados positivos para o meio ambiente, para a sociedade e que possam auxiliar Ambev, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), PPA e parceiros a atingirem as suas metas de Sustentabilidade por meio da implementação de piloto.

Além da implementação do piloto, as soluções selecionadas terão a possibilidade de receber suporte individual de um gestor do Quintessa, acessar a rede de executivos da Ambev e parceiros, acadêmicos, especialistas, investidores, líderes de sustentabilidade corporativa e grandes players do mercado. Além disso, terão a oportunidade de participar de encontros e mentorias com fundos de investimento e escritório jurídico especializado. Também serão consideradas candidatas potenciais para receber investimentos e avançar na sua internacionalização por meio do programa global 100+ Accelerator.

O programa conta com a co-realização da USAID e da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), execução do Quintessa, em parceria com PepsiCo e Unilever, com o apoio da Ball e Valgroup e o apoio institucional da Libra Branding, Machado Meyer e Pacto Global.

Na Ambev estamos cada vez mais dedicados e empenhados em utilizar nossos conhecimentos, habilidades e inovação para ajudar na expansão do impacto social e alavancar o crescimento compartilhado. O programa 100+ Labs Brasil é uma das iniciativas que representa e nos ajuda a fomentar esse objetivo, encontrando soluções escaláveis que impactam a comunidade e contribuem para alcançarmos nossas metas e compromissos, promovendo um futuro melhor. A turma 5 vem com três novos focos, e um deles, reflete o nosso empenho em estar cada vez mais próximos desse objetivo, que é o pilar de Diversidade e Inclusão. Vamos juntos para mais uma edição a fim de acelerar negócios com grande potencial no mercado e na sociedade!”, explica Thaís Melani, Especialista de Procurement e Sustentabilidade na Ambev.

“O programa 100+ Labs, que busca apoiar negócios nas fases de tração e ida ao mercado, traz como diferencial a execução de pilotos vinculados às estratégias de sustentabilidade dos parceiros do programa. Os pilotos são uma ótima oportunidade para os negócios provarem sua proposta de valor e testarem seu produto com um cliente real, trazendo ainda mais robustez para suas entregas futuras. Há 3 anos, a PPA está à frente da co-realização do programa junto com a Ambev. Neste período, temos visto o programa se aprimorar a cada ano, com o objetivo de fornecer uma jornada cada vez mais aderente aos desafios enfrentados pelos negócios. Entendemos que, desta forma, estaremos contribuindo para o desenvolvimento de uma economia cada vez mais sustentável”, comenta Juliana Simionato, Gerente de Projetos da PPA.

Os pilotos implementados no 100+ Labs mostram na prática o valor em unir inovação e sustentabilidade. Com resultados concretos em poucos meses, as organizações encontram caminhos para avançar nas suas metas ao mesmo tempo em que desenvolvem o ecossistema de negócios de impacto“, afirma Anna de Souza Aranha, sócia e diretora do Quintessa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo