Com fantasias e animação, Torneio de Robótica reúne alunos da Escola Sesi Campo Grande

Torneio de Robótica

Foto: Divulgação

Fantasias personalizadas, união e muita animação marcaram a abertura do Torneio Interclasse de Robótica da Escola Sesi de Campo Grande/MS, realizado neste sábado (29/10), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco. A competição reuniu 13 equipes de alunos do ensino fundamental 2 (6º a 9º ano), com o objetivo de demonstrar o resultado dos aprendizados desenvolvidos nos laboratórios e nas salas de aula no decorrer do ano letivo.

Segundo a diretora da unidade escolar, Rosângela Madruga, o evento é uma oportunidade de mostrar o resultado de tudo o que é realizado dentro da categoria First LEGO League. “Os alunos têm muito claro tudo aquilo que eles realizaram durante o ano. Eles irão competir, mas com alegria. É o que mais importa para gente. Essa diversão é contagiante para que possamos encerrar o ano com muito entusiasmo”, afirmou.

O trabalho coletivo é justamente um dos estímulos para a aluna Izabela Minervini, 16 anos, participar do evento. “O mais legal é a união de todo mundo, se ajudando para fazer dar certo e essa alegria que é muito contagiante”, destacou.

Para ela, as missões dos robôs nas mesas estão entre os momentos mais emocionantes da competição. “É muito legal pensar em todo esse percurso”.

Os estudantes vão se enfrentar em provas que envolvem ultrapassar obstáculos, resgatar objetos e concluir trilhas, tudo isso com robôs construídos pelos próprios alunos. O tema deste ano é “como melhorar a jornada de energia da sua comunidade”.

As equipes precisam cumprir quatro fases avaliativas: a criação de um projeto em que precisam encontrar soluções para a área de energia; a missões na mesa de competição; boas práticas e o design do robô.

O processo de integração entre os alunos leva a memórias marcantes para os jovens, tanto que muitos que já competiram agora participam como mentores ou juízes. É o caso do aluno do 3º ano do ensino médio Nikoulas teslenco, 17 anos, que atua como mentor da equipe Gigavolts.

Com uma trajetória de destaque nas competições durante o tempo em que cursava o ensino fundamental na Escola Sesi, ele lembra que desde a infância já mostrava desenvoltura com a área ao desmontar brinquedos e criar robôs a partir deles. “Sempre gostei da área e procurei a Escola do Sesi por isso”.

Para ele, repassar toda a experiência adquirida para outros alunos é uma forma de manter viva uma das grandes paixões. “Eu não quero que a robótica saia da minha vida tão cedo”, afirmou.

A programação segue com avaliações e apresentações culturais ao longo do dia. A premiação e o encerramento devem ocorrer a partir das 16h30. A entrada é franca.

O Torneio Interclasse de Robótica é promovido anualmente pelas sete unidades da Rede de Ensino do Sesi em Mato Grosso do Sul, e serve como preparação à etapa estadual do Torneio de Robótica First LEGO League (FLL). A edição estadual está programada para o dia 19 de novembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo