Colecionadores se encontram para comemorar o dia mundial do Fusca

Realizado na Alemanha, evento reuniu 300 participantes de 20 países, entre os dias 19 e 21 deste mês

Para comemorar antecipadamente o Dia Mundial do Fusca, celebrado nesta segunda-feira (22), dezenas de colecionadores se uniram no décimo encontro de Volkswagens Veteranos da cidade de Bad Camberg, na Alemanha, entre os dias 19 e 21 de junho. Sucesso no mundo inteiro, o “besouro” se consolidou como um ícone do mercado automotivo e ostenta vários dias em sua homenagem.

O décimo encontro de Volkswagens veteranos da cidade de Bad Camberg, na Alemanha (Foto: Jakeline Marques Becheli)

O décimo encontro de Volkswagens veteranos da cidade de Bad Camberg, na Alemanha (Foto: Jakeline Marques Becheli)

O encontro, que só permite veículos fabricados até 1957, teve cerca de 300 participantes de 20 países. “Para quem é um fuscamaníaco de raiz, esta coleção que vemos aqui é considerada a Meca. Existem outros eventos no mundo, mas não tão especializados”, afirmou o colecionador, especialista e criador do Dia Mundial do Fusca, o brasileiro Alexander Gromow.

Veja abaixo alguns dos modelos apresentados no evento:

História

O Fusca foi o primeiro carro fabricado pela alemã Volkswagen em 1934. Projetado por Ferdinand Porsche, o modelo teve o apoio de Adolf Hitler para se tornar realidade. O “carro do povo” é um dos veículos mais vendidos no mundo e foi fabricado no Brasil em duas fases.

Dia Mundial do Fusca (Foto: Jakeline Marques Becheli)

Dia Mundial do Fusca (Foto: Jakeline Marques Becheli)

Na primeira, entre 1959 e 1986, fez bastante sucesso. Começou com índice de nacionalização de 54%, montado em São Bernardo do Campo (SP) com motor 1.200 de apenas 30 cv. Mas logo passou a ser oferecido em outras versões mais animadas, além de dar início a uma família da qual fizeram parte Sedan 1.600, TL e Brasilia.

A estreia do motor a etanol, em 1980, foi um dos fatos mais marcantes da sua história, quando o Fusca se tornou o primeiro Volkswagen no mundo movido pelo combustível vegetal. Em 1993, o simpático carrinho foi ressuscitado pelo então Presidente da República, Itamar Franco. Mas a nova fase durou pouco, apenas até 1996, quando sua produção foi definitivamente encerrada. O último modelo foi produzido no México no dia 30 de julho em 2003, na cor azul aquarius.

Nomes

O Fusca ganhou diversos nomes, dependendo do lugar onde era comercializado. Nos EUA, é chamado de Old Beetle ou Bug. Na frança, foi chamado de Coccinelle, Vocho e Escarabajo em países de língua espanhola, Käfer na Alemanha, Pichirilo no México e Kever na Holanda.

O décimo encontro de Volkswagens veteranos da cidade de Bad Camberg, na Alemanha (Foto: Jakeline Marques Becheli)

O décimo encontro de Volkswagens veteranos da cidade de Bad Camberg, na Alemanha (Foto: Jakeline Marques Becheli)

Fonte: Auto Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo