Codevasf 49 anos: ações da empresa atendem a 36,6% do território nacional

Neste domingo, 16 de julho, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) celebra 49 anos. Criada em 1974, a empresa, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), atua hoje para promover o desenvolvimento regional, de forma integrada e sustentável, em bacias hidrográficas distribuídas por 2.675 municípios, o que corresponde a 36,6% do território nacional.

Foto: Arquivo/Codevasf

Por meio de execução direta ou parcerias, o trabalho da Companhia envolve implantação e gestão de projetos públicos de irrigação; revitalização de bacias hidrográficas – esgotamento sanitário, controle de processos erosivos, proteção de nascentes, conservação e sustentabilidade no uso de água, solo e recursos naturais; além de obras de infraestrutura.

“A Companhia deverá dobrar a área de seus projetos de irrigação em um futuro próximo, com a implantação de projetos como o Baixio de Irecê, na Bahia, o Jequitaí, em Minas Gerais, e outros projetos em que estamos trabalhando com a mesma modelagem. Também somos responsáveis por importantes projetos estruturantes, como o Canal do Sertão Baiano (BA), o Canal de Xingó (SE), as Adutoras de São Raimundo Nonato e Curimatá (PI) e o Sistema Adutor Seridó (RN), entre diversos outros”, afirma o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

A empresa também intervém para fomentar a inclusão produtiva, por meio de apoio à estruturação de Arranjos Produtivos Locais, obras de infraestrutura para escoamento de produção, fornecimento de máquinas e equipamentos agrícolas, capacitação de jovens da zona rural e operação de Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura.

A Codevasf, que sucedeu a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale) e a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), é sediada em Brasília (DF) e possui, atualmente, 14 Superintendências Regionais, além de escritórios de representação e apoio técnico, distribuídos em 15 estados e no Distrito Federal.

“O crescimento da Codevasf tem se tornado efetivo porque estamos tendo o cuidado de implementar uma série de ações de governança e melhoria de processos, como o sistema eletrônico de processos (e-Codevasf), acordos de cooperação técnica com órgãos de controle e treinamentos em áreas como fiscalização de obras, gestão de convênios, licitações e liderança”, acrescenta Marcelo Moreira.

Para avaliar o desempenho organizacional e promover a prestação de contas e a transparência, a Companhia conta com uma estrutura de governança composta por Conselhos e Comitês e por unidades de Auditoria Interna, Corregedoria, Gestão de Riscos e Ouvidoria, além de Comissão de Ética e Auditoria Independente.

Investimentos

Ao longo de seus 49 anos, a Codevasf vem transformando a realidade da sua área de atuação, contribuindo para melhoria de qualidade de vida de milhões de pessoas. Somente em 2022, a empresa investiu R$ 2,43 bilhões na execução de políticas de desenvolvimento regional, considerando os segmentos de agricultura irrigada, economia sustentável e segurança hídrica.

Em 2022, a empresa instalou 591 poços tubulares; 32 aguadas e barreiros; 23 estruturas de produção e comercialização; 13 obras de recuperação ambiental; 11 esgotamentos sanitários e quatro sistemas de abastecimento. Além disso, foram adquiridos pela Companhia 5.261 reservatórios de águas e cisternas, 2.358 máquinas e equipamentos e 389 máquinas para obras de infraestrutura.

A Codevasf investe no potencial de desenvolvimento dos territórios em que atua, mesmo quando há desafios de infraestrutura. Um exemplo disso são os projetos públicos de irrigação implantados pela Companhia, que promovem a geração de emprego e renda, fortalecem a economia local e melhoram as condições de vida da população. No último ano, foram produzidos quatro milhões de toneladas de itens agrícolas, sobretudo frutas, nos projetos de irrigação da empresa, resultando em R$ 4,57 bilhões em valor bruto de produção (VBP) e mais de 330 mil empregos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo