Classe C30 mostra sua força na Regata Santos-Rio

Loyalty venceu na concorrida categoria VPRS, superando barcos maiores e teoricamente mais velozes no percurso de 200 milhas náuticas

C30 Loyalty, vencedor da Santos-Rio (Mathias Capizzano / SIVI)

São Paulo (SP) – O Loyalty 06, com sedes no Veleiros do Sul (VDS) e no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), mostrou a força da Classe C30 no percurso de 200 milhas (360 km) na 72ª Regata Santos-Rio. Venceu no tempo corrigido a competitiva Classe VPRS, na qual se inscreveu como único representante da Classe C30 na prova de oceano, mas chegou à frente de muitos barcos também no real.

Com apenas 30 pés, o Loyalty ficou à frente do Ventaneiro 3 (ICRJ), segundo colocado, e do Xamã Matrix (ICS), vencedor da Santos-Rio em 2021 com 37h29m20 e que neste ano ficou em terceiro lugar. Maximus, Maestrale 4, Dona Bola, Duma e Saravah foram as outras tradicionais embarcações da vela oceânica superadas pelo veloz Loyalty do comandante Alexandre Leal na VPRS.

Neste ano, o Loyalty já havia obtido resultados expressivos na Classe C30 em competições de Florianópolis e Ilhabela. “Foi ótimo vencer na VPRS, uma classe que oferece um equilíbrio maior para os barcos mais modernos. A C30 é hoje uma das melhores classes de barcos de oceano do País. Optei por buscar com um projetista, velas mais adequadas ao regime de ventos da costa brasileira, o que trouxe mais velocidade ao Loyalty”, relatou o comandante Leal.

Loyalty e Caiçara (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

“Traçamos uma tática muito acertada, que nos permitiu andar sempre próximos aos barcos maiores e mais rápidos. Tivemos algumas dificuldades com o vento, ficamos muito tempo parados no fim da tarde de sábado, caso contrário poderíamos ter vencido também na ORC. Mas regata é assim mesmo, acontece com todos os barcos. Temos apenas seis tripulantes e trabalhamos o tempo todo a mescla entre velejadores mais jovens e mais experientes fez a diferença. Estão de parabéns”, exclamou Leal.

O Loyalty segue no Rio de Janeiro para a disputa do Circuito Rio, de 11 a 15 novembro. O tradicional circuito é aberto anualmente pela Regata Santos-Rio. Os demais barcos paulistas da Classe C30 voltam a competir na quarta e última etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, em 26 e 27 de novembro, 03 e 04 de dezembro. A liderança é do Caballo Loco, seguido por Loyalty, Kaikias Via Itália, Caiçara e Kairós.

Classe C30 na 22ª Copa Mitsubishi (20 regatas e 6 descartes)

 1 – Caballo Loco (Mauro Dottori) – 14 pontos perdidos

2 – Loyalty 06 (Alexandre Leal) – 36 pp

3 – Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira) – 38 pp

4 – Caiçara (Marcos Cesar) – 38 pp

5 – Kairós (Alessandro Penido) – 42 pp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo