Circuito Pecuário: Especialista acredita em menor intensidade na alta do preço do boi em 2016

Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria, ministrará uma palestra sobre o tema no Circuito Pecuário - Sistema Famasul, em Paranaíba, no dia 05 de março – Foto: Divulgação

Alcides Torres, diretor da Scot Consultoria, ministrará uma palestra sobre o tema no Circuito Pecuário – Sistema Famasul, em Paranaíba, no dia 05 de março – Foto: Divulgação

“Estamos registrando três meses de período de safra, mas os preços do boi gordo não diminuem”. A afirmação é do diretor presidente da Scot Consultoria, alertando, porém, que, apesar da trajetória positiva do setor, o valor da arroba aumentará com menor intensidade ao longo deste ano. Torres ministrará uma palestra sobre o tema no Circuito Pecuário – Sistema Famasul que será realizado no dia 05 de março, em Paranaíba.

Para o especialista, o setor começa a dar sinais de que está afetado pelo atual patamar econômico. “Os fundamentos direcionam para a manutenção da nossa perspectiva de redução de oferta em 2016. Ainda vemos que há uma retenção de matrizes e de diminuição de margem financeira do produtor, diante do aumento de custo”, salientou.

Torres acredita que o ano da virada neste ciclo de altas iniciará em 2017. “Os preços, a partir do próximo ano, devem começar a subir menos ou até cair. Caso suba, será um crescimento abaixo da inflação”.

Em relação ao confinamento, o especialista acredita que o ano será difícil. “É um ano complicado ao produtor que confina, o aumento nos custos de produção devido ao preço do animal de reposição e também graças aos valores do milho e da soja”, salientou Torres. No Brasil, existem atualmente quatro milhões de bovinos confinados.

Além das informações pecuárias, o atual cenário econômico será salientado pelo palestrante no Circuito Pecuário. “O PIB – Produto Interno Bruto do Brasil deve encolher 3,5%. A inflação deve atingir a marcar de dois dígitos, ou seja, saltar para 11%, 12%. Tudo isso vai afetar o consumo interno de carne bovina”.

Na avaliação do palestrante do Circuito Pecuário – Sistema Famasul, não há fórmula mágica para o produtor rural conseguir driblar a atual conjuntura econômica que não sejam aquelas dicas já conhecidas no setor: “Ele [o criador] precisa melhorar a gestão, aumentar a produtividade, não perder oportunidades de negócio e realizar lucros sempre que possível”. Torres explica que enquanto o produtor não tiver tudo na ponta do lápis, o risco de prejuízo ainda é muito grande.

Sobre o evento – Com o tema ‘Criando oportunidades, construindo soluções’, o Circuito em Paranaíba contará com a palestra do diretor presidente da Scot Consultoria, Alcides Torres, com o assunto: Perspectivas do Mercado Pecuário.

O evento, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, juntamente com o Sindicato Rural de Paranaíba, em parceira com o Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Embrapa Gado de Corte e Novilho Precoce, iniciará às 08h30 e será realizado no Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira, no Tatersal da Leilosin Leilões Rurais. A primeira edição aconteceu em novembro do ano passado em Camapuã com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

De acordo com as informações apuradas pelo Departamento de Economia do Sistema Famasul, o município ocupa a 11ª posição no ranking estadual de rebanho bovino, com um total de aproximadamente 513 mil cabeças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo