Circuito de Afroturismo dedicado a Xangô | São João é lançado nesta sexta em Corumbá

Os visitantes irão viver o sincretismo religioso em terras pantaneiras, conhecer as pedreiras de Xangô, acompanhar a tradicional descida dos andores de São João, entre outras atividades

São Jerônimo no sincretismo com como orixá Xangô – Crédito: Thayná Cambará

Além de suas belezas naturais, Corumbá recebe seus visitantes com um universo de tradições e festividades. Nesta sexta-feira (23) a Bela Oyá Pantanal lança o circuito Kaô Corumbá de Xangô, onde participantes conhecerão as pedreiras de Xangô, os festeiros de São João tradicionais da cidade, entre diversas outras atividades.

O sincretismo religioso presente nas terras pantaneiras é uma característica marcante da cultura local, que mescla tradições africanas, indígenas e católicas. A visita que se inicia na Ladeira Cunha e Cruz formada pelos paralelepípedos e muros de arrimo de pedra remete às pedreiras de Xangô, que se encerram nas margens do Rio Paraguai.

A sensação de força das águas de Oxum ao batizar São João Batista é um momento muito simbólico e emocionante, que representa a importância das águas na cultura local.

Os visitantes irão conhecer um dos Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil, viver o sincretismo religioso em terras pantaneiras, conhecer as pedreiras de Xangô, sentir a força das águas de Oxum ao batizar São João Batista, visitar festeiros e devotos, acompanhar a tradicional descida dos andores para o banho de São João no rio Paraguai, assistir à exibição da websérie Encruzilhada de Estórias | Registro das Festividades Religiosas de Corumbá e Ladário/MS, visitar o Memorial do Homem Pantaneiro, entre outras atividades.

Festeiro Pepê na gravação do Doc. Louvação a Xangô o circuito vai até a comunidade dele para conhecer a festa e tbm assistir esse doc. na Sessão Xangô – Crédito: Thayná Cambará

Desde 2018 acompanho pesquisadores que fizeram o registro do Banho de São João, então eu pude ter essa imersão dentro das comunidades afro religiosas. Isso despertou em mim a vontade de que outras pessoas pudessem ter acesso a essa vivência, que ainda é pouco conhecida, já que a maior parte das pessoas acabam conhecendo o banho só pela atividade no Porto Geral, e não o que acontece nas comunidades católicas e de povos de terreiros, como as novenas que estabelecem essa tradição, a preparação dos andores, bem como a partilha do alimento nas comunidades”, detalha Thayná Cambará, diretora da Agência Bela Oyá Pantanal.

Em ação conjunta com as empresas privadas e gestores públicos de turismo dos destinos: Pantanal – Corumbá e Bonito – Serra da Bodoquena a Fundtur (Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul) está realizando uma viagem de imersão pelas experiências inspiradoras destes dois destinos incríveis.

Festeiro Alfredo Ferraz – Comunidade Monte Castelo, que também será visitado pelo percurso. – Crédito: Felipe Mortara

O resultado dessa viagem será um banco de imagens para uso em novas campanhas de promoção e marketing do turismo sul-mato-grossense. A bordo desta aventura estão fotógrafos, jornalistas e influencers digitais especializados em ecoturismo, turismo de aventura e turismo de experiência. Toda essa viagem poderá ser acompanhada pelo Instagram @visitmsoficial

Interessados podem entrar em contato com a agência por meio do Instagram @belaoyapantanal, telefone (67) 99834-2325 ou e-mail

viajecom@belaoyapantanal.com.br. O circuito Kaô Corumbá de São João 2023 está sendo ofertado a um preço especial de lançamento por R$ 99.

Louvação a Xangô | Descida do Andor de Pai Clemilson – Crédito: Thayná Cambará/Essa atividade é a do Banho no Santo na programação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo