Cientistas descobrem buraco negro que remonta ao Big Bang

Ele é o mais distante da Terra, a 13,2 bilhões de anos-luz

Foi descoberto o buraco negro mais distante já observado em raios-X: localizado a 13,2 bilhões de anos-luz da Terra, ele remonta a apenas 470 milhões de anos após o Big Bang, um período em que o universo tinha apenas 3% de sua idade atual.

Ondas gravitacionais de objeto misterioso no espaço (Foto: Ansa)

O que o torna ainda mais único é o fato de estar em uma fase inicial de crescimento nunca antes vista, o que pode revelar como alguns dos primeiros buracos negros supermassivos se formaram.

Seu perfil foi publicado na revista Nature Astronomy, graças aos dados coletados pelo Observatório de Raios-X Chandra da Nasa e pelo Telescópio Espacial James Webb de agências espaciais dos Estados Unidos, Europa e Canadá.

“A gente precisava do Webb para encontrar essa galáxia extraordinariamente distante e do Chandra para encontrar seu buraco negro supermassivo”, disse Akos Bogdan do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.

Sua equipe identificou o buraco negro em uma galáxia chamada UHZ1 na direção do aglomerado de galáxias Abell 2744, localizado a 3,5 bilhões de anos-luz da Terra.

No entanto, os dados do Webb revelaram que a galáxia está muito mais distante do que o aglomerado, pois está a 13,2 bilhões de anos-luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo