Ciclistas da Shimano querem conquistar o bicampeonato no Brasileiro de Cross Country

Isabella Lacerda e Frederico Mariano vão buscar o segundo título consecutivo, enquanto Luiz Henrique Cocuzzi quer ser tri na sub-23 neste domingo (19), em Petrópolis (RJ). Shimano Sports Team será representado por 13 ciclistas na serra fluminense.

Isabella Lacerda, atual campeã brasileira de XCO – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

Isabella Lacerda, atual campeã brasileira de XCO – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

São Paulo (SP) – O Shimano Sports Team já desembarcou em peso na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, onde neste domingo (19) será realizado o Campeonato Brasileiro de Cross Country 2015. A marca japonesa de componentes e acessórios para bicicletas terá representantes renomados na prova, como os atuais campeões das elites feminina e masculina, os mineiros Isabella Lacerda (LM/Shimano) e Frederico Mariano (Caloi Elite Team/Shimano).

Isabella, atleta número 2 do cross country brasileiro (29ª colocada no ranking mundial), acaba de retornar de Toronto, no Canadá, onde formou a delegação brasileira do mountain bike nos Jogos Pan-Americanos com Raiza Goulão, Rubinho Valeriano e Luiz Henrique Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano). A mineira fez sua estreia na competição continental e ficou perto do pódio, ao cruzar a linha de chegada na sexta colocação.

Fred Mariano, atual campeão brasileiro de XCO – Foto: Divulgação

Fred Mariano, atual campeão brasileiro de XCO – Foto: Divulgação

“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Essa prova é um dos focos na temporada, sempre quero andar bem. Fiz o reconhecimento da pista e a achei bem técnica, mas perigosa, com obstáculos difíceis. Vou dar o meu melhor e tentar não cometer erros, porque qualquer deslize nessa pista pode custar muito caro, e quero muito manter minha camisa de campeã brasileira”, diz Isabella.

Fred, por sua vez, deseja pelo menos manter o bom retrospecto no Brasileiro. Além do título no ano passado, o mineiro foi campeão júnior em 2009, vice sub-23 em 2010 e terceiro colocado na elite em 2013. “Difícil dizer quais serão meus principais concorrentes, o Brasileiro sempre reúne atletas muito fortes, os melhores do país. Espero fazer uma boa prova, sem erros, e conquistar o bicampeonato”.

Outro favorito na briga pelo lugar mais alto do pódio é o paulista Luiz Henrique Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano), campeão nas cinco vezes em que participou do Brasileiro: duas na juvenil, uma na júnior e duas na sub-23, categoria na qual buscará o tricampeonato. Irmã e companheira de equipe de Cocuzzi, Jaqueline Borba é a ciclista a ser batida na júnior feminina.

Ricardo Pscheidt, tricampeão brasileiro de XCO – Foto: Divulgação

Ricardo Pscheidt, tricampeão brasileiro de XCO – Foto: Divulgação

Já o catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), tricampeão brasileiro na elite – 2006, 2008 e 2010 -, incluirá mais uma participação no campeonato nacional em seu currículo repleto de vitórias. “No último mês, treinei muito focado nessa prova, mas mantenho os pés no chão e sei que outros atletas estão em melhor fase. É claro que a gente sempre competepara tentar vencer, mas chegar ao pódio seria um grande resultado para mim”.

Companheiros de Isabella na equipe LM/Shimano, os mineiros Marcelo Cândido (elite) e Guilherme Müller (sub-23) também disputarão o Brasileiro. Marcelo tem como principal marca o título sub-23 em 2002, enquanto Guilherme vive um momento de ascensão: campeão sub-23 da segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e vencedor da última etapa do Interestadual, o jovem ciclista tenta seu primeiro título brasileiro, após dois vices, em 2013 e 2014.

“Estou em boa fase, mas outros atletas da minha categoria também estão. Acho que o vencedor da prova será aquele que cometer menos erros e ficar atento aos detalhes”, afirma Guilherme.

A Shimano ainda será representada no Brasileiro por Thiago Aroeira (equipe Isapa/Oggi/Shimano, campeão sub-23 em 2004 e terceiro colocado na elite em 2011), Sherman Trezza (equipe Caloi Elite Team/Shimano, campeão sub-23 em 2010 e vice-campeão na elite em 2013), Guilherme Saad e Daniel Grossi (ambos da Groove/Shimano), além de Bruno Martins (Caloi Elite Team/Shimano) e Luiz Renato Borges (Isapa/Oggi/Shimano).

Marcelo Cândido – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

Marcelo Cândido – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

Volta Marco Fidel Suárez – Duas equipes patrocinadas pela Shimano participam da Volta Marco Fidel Suárez, prova realizada na Colômbia cuja terceira etapa está sendo disputada nesta sexta-feira: a GW Shimano e a Manzana Postobón. Na primeira etapa, Didier Sastoque, da GW Shimano, terminou em primeiro lugar, e, após a segunda etapa, Bernardo Suaza, da Manzana Postobón, aparece na nona colocação geral.

Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta, pesca e remo, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007 e conta com sete parceiros comerciais no Brasil: Biape, Ciclo Cairu, Isapa, Joytech, JR Comércio, LM Bike e Mix Bicicletas.
A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações no site bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/shimanobrasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo