CCR MSVia aguarda transferência da Licença Ambiental para os próximos dias

Mesmo assim, obras não pararam e melhoramentos da BR-163/MS continuam, com recuperação do pavimento e novas duplicações.

Recuperação do Pavimento na Rodovia BR-163, em Mato Grosso do Sul – Foto: Rachid Waqued

Recuperação do Pavimento na Rodovia BR-163, em Mato Grosso do Sul – Foto: Rachid Waqued

Em reunião realizada nesta segunda-feira (22/02), o Comitê de Gestão da CCR MSVia anunciou que aguarda para os próximos dias a transferência da titularidade da Licença Ambiental (ou Licença de Instalação) emitida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) para sua responsabilidade.

De acordo com a empresa, a Licença foi liberada pelo IBAMA há quatro meses, mas em nome da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), órgão do Governo Federal responsável pela licença ambiental.

Segundo a avaliação dos gestores da empresa, foi muito positivo o desempenho de obras de melhoramentos realizadas pela Concessionária na BR-163/MS. Mais de R$ 1,148 bilhão já foi injetado pela empresa em obras, serviços, equipamentos e custos operacionais ao longo dos 845 quilômetros da rodovia, até o presente momento.

Conforme o Comitê de Gestão da Concessionária, após o início da cobrança de pedágio, em setembro de 2015, a CCR MSVia continuou investindo nas duplicações. A empresa está trabalhando em 30 quilômetros de novas pistas, mas os trabalhos foram muito prejudicados pelas fortes chuvas, muito acima das médias históricas da região.

Em função disso, foram priorizadas as frentes de recuperação do pavimento, que são menos prejudicadas pelo período chuvoso, uma vez que as obras podem ocorrer no intervalo das chuvas.  Já as duplicações dependem de serviços de terraplenagem, que são muito afetados pelo excesso de umidade.

Nas obras de recuperação do pavimento estão trabalhando nove empresas construtoras:

Tracomal (do km 0 ao km 49 – Mundo Novo/Eldorado);

Concrenavi (do km 49 ao km 165 – Itaquiraí/Juti);

Paviservice (do km 165 ao km 265 – Caarapó/Dourados);

Duplan (do km 265 ao km 390 – Douradina/Nova Alvorada do Sul);

Engepar (do km 490 ao km 530 – Campo Grande);

Comvias (do km 578 ao km 830);

FBS (do km 580 ao km 700 – Bandeirantes/Rio Verde de Mato Grosso);

Enpa (do km 645 ao km 655 – São Gabriel/Rio Verde de Mato Grosso) e

Guaxe (do km 767 ao km 845 – Pedro Gomes/Sonora).

A CCR MSVia trabalha com a previsão de iniciar em 2016 mais 50 quilômetros de duplicações, tão logo receba a transferência da titularidade da licença ambiental, e executar mais de 200 quilômetros de restaurações de pavimento, com investimentos na ordem de R$ 500 milhões este ano. A empresa também está implantando 541 câmeras de CFTV (Circuito Fechado de TV), para monitoramento de 100% da rodovia.

Conservação contínua

Nos últimos 22 meses, a empresa investiu em elementos de segurança, com 5.794 m² de sinalização vertical (placas) e cerca de 556.000 m² de sinalização horizontal (faixas, tachas refletivas e balizadores). Além disso, foram colocados 467 quilômetros de cercas e 110 quilômetros de defensas metálicas, bem como 160 quilômetros de meio-fio e canaletas revitalizados e mais de 41 mil quilômetros de roçada.

Para contribuir ainda mais com a segurança do usuário, o SAU – Serviço de Atendimento do Usuário – atua em 17 bases operacionais ao longo da rodovia, 24 horas por dia. Desde o início de sua operação, em outubro de 2014, foram realizados mais de 183 mil atendimentos. Com uma equipe de cerca de 500 colaboradores à disposição dos usuários, o serviço conta com cerca de 80 viaturas, entre elas 12 ambulâncias-resgate, 05 unidades móveis de terapia intensiva, 04 VIRs (Viaturas Médicas de Intervenção Rápida), 08 guinchos pesados, 17 guinchos leves, 19 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo