Castelo do século 14 é encontrado soterrado em Vannes, na França

Castelo do século 14 é encontrado enterrado na França – Crédito: Emmanuelle Collado / INRAP

Ruínas de um castelo do século 14 foram encontradas essa semana em Vannes, no Leste da França, durante um processo de escavação para ampliação do futuro Museu de Belas Artes da cidade. As obras foram paralisadas por tempo indeterminado.

O Instituto Nacional Francês de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (INRAP) informou que as ruínas foram localizadas a vários metros da superfície e que os arqueólogos e pesquisadores estão coletando materiais preciosos e de valor inestimável, como vasos, moedas, joias, entre outros.

Segundo os especialistas, a construção encontrada, batizada de Château de I’Hermine, é do estilo “Casa Alpendre”, modelo que se generalizou a partir da segunda metade do século 14.

De acordo com informações dos arqueólogos e historiadores, o castelo foi encomendado em1380, pelo Duque da Bretanha, João IV. A construção do edifício foi feita em uma única fase, o que demonstra a importância dos recursos financeiros e humanos utilizados. Os vestígios encontrados até o momento revelam que o duque soube rodear-se dos melhores engenheiros e artesãos da época.

Um dos objetos encontrado no castelo enterrado na França e que foram encontrados praticamente intactos – Crédito: Emmanuelle Collado / INRAP

O castelo media cerca 42 metros de comprimento por 17 metros de largura e possuía paredes com espessura de 5,6 metros. No local foram encontradas uma escada bem conservada, além de torres, também bem conservadas, que provavelmente serviriam como defesa.

Além das torres, também foram encontradas chaminés, o que demonstra que o castelo tinha como finalidade ser residência do nobre. Estima-se que a edificação possuía três ou quatro andares.

No local também foram encontrados moedas, joias, sapatos e objetos de cozinha. Os objetos foram preservados em decorrência da umidade do ambiente.

Os arqueólogos também encontraram elementos arquitetônicos em madeira, como restos da ponte de acesso ao castelo e partes do que seria um moinho.

As escavações no local prosseguem e não há prazo para o término delas.

As fundações do castelo foram descobertas recentemente pelos arqueólogos na França – Foto: INRAP/Arquivo

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo