Casa Museu Ema Klabin recebe o XVI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas

Encontro contará com especialistas representando diversos museus brasileiros, como as casas museus Ema e Eva Klabin, a Casa de Vidro, o Museu Judaico de São Paulo, o Museu das Culturas Indígenas, o Museu Paulista, o Museu das Favelas, o Museu da Câmara dos Deputados, entre outros.

Casa Museu Ema Klabin conta com uma coleção que abrange 35 séculos de arte e cultura. – Foto: Nelson Kon.

Anualmente, palácios, museus-casas e casas históricas reúnem-se em São Paulo para refletir sobre temas importantes para melhorar as boas práticas nessas instituições. Neste ano, o XVI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas será organizado, pela primeira vez, pela Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa. O evento será realizado nos dias 28 e 29 de junho e contará com duas palestras e cinco mesas-redondas com a participação de profissionais de diversos museus brasileiros. São 100 vagas presenciais e transmissão ao vivo pelo canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/VsP1pW5XPBVJX44C9

XVI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas propõe uma ampla discussão sobre a memória e o patrimônio material e imaterial preservado pelas diversas tipologias de museus-casas. Este ano, o encontro buscará reavaliar as narrativas e as formas de comunicação com o público, bem como as lembranças e esquecimentos que estão na própria definição do que é patrimônio.

Representante de Portugal

diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal), António Ponte, participa da abertura do evento. – Foto: Divulgação.

A abertura do evento, na quarta-feira, 28 de junho, às 10h, traz para o debate o tema ‘Os desafios dos museus na atualidade: entre a preservação, a sustentabilidade e a comunicação do patrimônio cultural’ e contará com as presenças do curador da Casa Museu Ema Klabin, Paulo de Freitas Costa, e do diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis, António Ponte, que também é vice-presidente do DEMHIST-ICOM, Comitê Internacional para os Museus de Casas Históricas do Conselho Internacional de Museus.

Mais do que belas casas de coleções e espaços turísticos

XVI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas acontece na Casa Museu Ema Klabin. – Foto: Nelson Kon.

A cerimônia de abertura no dia 28, às 14h, abordará a nova definição de museus aprovada pelo ICOM em 2022, indagando sobre os efeitos dessa atualização para as casas museus. O encontro conta com Bruno Brulon, professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da University of St Andrews (Escócia) e membro do Comitê Internacional de Museologia (ICOFOM); e Renata Motta, Diretora Executiva do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social responsável pela gestão do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa. O encontro conta com a mediação de Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin.

Temas importantes

O encontro terá ainda outros temas importantes como: O papel de arquivos e bibliotecas na construção da memória; Todas as formas de morar; Casas de escritores: memória e esquecimento; Ações de museologia e conservação; A narrativa das coleções museológicas: entre a materialidade e a imaterialidade.

A mesa de encerramento, no dia 29 de junho, das 17h30 às 19h, terá como tema o patrimônio nacional e vai falar sobre o dia 8 de janeiro, data da invasão dos prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto por extremistas que depredaram o patrimônio público e diversas obras de arte. A mesa contará com as presenças de Thiago Perpétuo, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Distrito Federal, e de Marcelo Sá de Sousa, diretor do Museu da Câmara dos Deputados. A mediação é de Ruth Levy, museóloga da Casa Museu Eva Klabin (Rio de Janeiro).

Museus históricos pelo mundo

Embora voltado a questões específicas da situação de museus brasileiros, o encontro também se alinha à proposta do DEMHIST para a conferência a ser realizada em outubro, em Belgrado, na Sérvia, com o tema Remembrances of Things Lost.

Serviço:

XVI Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas

28 e 29 de junho

100 vagas presenciais

Casa Museu Ema Klabin

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo, SP, Brasil

Transmissão ao vivo via www.youtube.com/emaklabin

Emissão de certificado para quem acompanhar, no mínimo, 75% da programação.

Programação completa e inscrições: https://forms.gle/VsP1pW5XPBVJX44C9

Entrada franca*

*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo