Campanhas da Rumo ALL orientam sobre segurança na linha férrea

Ao todo, foram promovidas 17 ações neste ano para conscientização da população que vive próxima a ferrovia.

Foto: Divulgação

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De janeiro a julho deste ano, a Rumo ALL promoveu 17 ações para conscientizar a população que vive próxima da ferrovia em Mato Grosso do Sul. As campanhas e palestras foram realizadas nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Aquidauana e Três Lagoas. Cerca de 1350 pessoas foram alcançadas pelos projetos realizados nos últimos sete meses.

As palestras são destinadas aos estudantes de escolas próximas a linha férrea. “O objetivo principal da ação é mostrar aos alunos os perigos que correm ao atravessarem uma passagem de nível sem tomarem as devidas precauções”, explica Sônia Amorim, técnica-administrativa da Rumo ALL em Corumbá e umas das responsáveis pelas ações.

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São expostas aos alunos seis normas fundamentais para um convívio de segurança com os trens que trafegam pelas cidades, por meio de uma cartilha. Entre as dicas citadas, estão: ficar longe da linha do trem, não colocar objetos sob os trilhos, não praticar o ‘surf ferroviário’, não atirar objetos no maquinista, lembrar os pais de que é preciso parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha e ficar atento ao apito do trem.

Já nas passagens de nível, são realizadas campanhas cujo objetivo é alertar os motoristas para que fiquem atentos ao cruzarem os trilhos, garantindo sua segurança e a de quem estiver no veículo. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é preferencial e transpô-la sem parar é infração gravíssima, sujeita a perda de sete pontos na carteira e multa. Isso ocorre porque o trem, ao contrário dos demais veículos, precisa de 500 a 1000 metros até conseguir parar totalmente, mesmo após o maquinista acionar os freios.

Para o próximo mês, já estão previstas novas campanhas nas cidades onde a Rumo ALL atua no estado.

Sobre a Rumo ALL 

A nova companhia, resultante da fusão entre Rumo e ALL, nasce com 12,9 mil quilômetros de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no porto de Santos, 966 locomotivas, 28 mil vagões, 11,7 mil funcionários diretos e indiretos. Nesse período inicial de integração, a empresa irá operar com foco na expansão da capacidade de operação, redução de custos e aumento da eficiência operacional.

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Fonte: Sato Comunicação

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