Campanha convida pessoas a furarem suas bolhas e curtirem férias em meio à natureza

Fundação Grupo Boticário lança plataforma virtual com dicas de parques para conexão com a natureza nos diversos biomas do Brasil

A Fundação Grupo Boticário criou uma campanha para incentivar o turismo responsável na natureza. Com ações voltadas para a sociedade, colaboradores do Grupo Boticário, trade de turismo, gestores de unidades de conservação, além de jornalistas e influenciadores digitais, a campanha “Fure sua bolha” busca incentivar a visitação consciente a áreas naturais durante as férias de julho.

Foto: Janailton Falcão/Amazonastur

Para ajudar as pessoas a encontrarem parques próximos de suas casas, para experiências mais aventureiras ou tranquilas, inclusive com crianças, já está no ar a plataforma furesuabolha.com.br. Ao responder perguntas rápidas sobre o tipo de programa que prefere, o usuário vai ter acesso a uma sugestão personalizada de destino na natureza.

A campanha contempla também o engajamento via redes sociais, com dicas de unidades de conservação preparadas para a visitação, envolvendo influenciadores digitais, além de encontro de sensibilização de profissionais que atuam no setor de turismo para oferecer “banhos de natureza” aos visitantes de parques e demais áreas naturais.

Queremos convidar as pessoas a “furar a bolha”, buscando destinos que possam gerar conexão com a natureza. O turismo responsável na natureza tem um enorme potencial de ampliar a consciência ambiental, contribuindo para fortalecer as unidades de conservação. É possível unir o lazer, a educação, a conservação e o desenvolvimento socioeconômico por meio do turismo responsável nos diversos destinos naturais existentes em nosso país”, afirma Omar Rodrigues, gerente sênior de Comunicação e Engajamento da Fundação Grupo Boticário.

Além de oferecer opções para a sociedade curtir as férias em meio à natureza, a campanha “Fure sua bolha” terá um desdobramento com foco nos colaboradores do Grupo Boticário. “Vamos convidar os nossos colaboradores a dividirem uma experiência marcante na natureza. Por meio de um vídeo poderão contar sobre um momento especial com a família, amigos ou mesmo sozinhos. Pode ser uma trilha, um passeio ou um “perrengue” na natureza. A história mais legal ganha uma viagem para a Reserva Natural Salto Morato, localizada no litoral do Paraná, com cobertura em nossas redes sociais”, explica Rodrigues, da Fundação.

Estratégias para as redes

No mês de julho, os conteúdos nas redes sociais da Fundação (@fundacaogrupoboticario) estarão voltados para a conexão entre as pessoas e a natureza. Para alcançar esse objetivo, os seguidores serão incentivados a sair de casa e aproveitar as belezas naturais do país.

Mas para se aventurar, é preciso conhecer. Por isso, informações sobre os biomas brasileiros com dicas de ecoturismo por região do país foram trazidas ao público, tendo os animais como as grandes estrelas. “Nossa missão inicial foi introduzir as pessoas na natureza. Para isso, contamos com um time de especialistas no assunto: a fauna brasileira”, detalha o gerente da Fundação Grupo Boticário.

Com forte apelo ao público jovem, os conteúdos inspiracionais são apresentados por influenciadores digitais de diferentes regiões do país, trazendo visões diversas e complementares sobre o turismo na natureza. “A seleção de influenciadores foi muito pautada em diversidade e representatividade”, frisa Rodrigues.

Quem assina a ação é a agência W3Haus, responsável por parte dos canais digitais da Fundação.

Banho de natureza

Além das redes sociais, a ação presencial voltada à sociedade, trade de turismo local, gestores de UCs, influenciadores e jornalistas foi realizada na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO). O objetivo foi promover uma sensibilização e vivência de um “banho de natureza”, desenvolvido pelo projeto E-natureza, desenvolvido por uma equipe de profissionais do Einstein, que conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário. A experiência surgiu a partir de estudos interdisciplinares sobre a conexão entre a natureza, saúde e bem-estar. O E-natureza oferecerá a capacitação ao público-alvo por meio de ferramentas de Educação a Distância (EAD).

De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o turismo representa cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, com faturamento de mais de R$ 152 bilhões. O segmento convencional turístico registra uma taxa de crescimento de 7,5% ao ano, enquanto o turismo concentrado na natureza possui taxas de 15% a 25%. De acordo com o Ministério do Turismo, o turismo de natureza também foi responsável, ainda em 2021, por motivar a viagem de cerca de dois em cada dez turistas internacionais (19%) no país, registrando o maior índice dos últimos cinco anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo