Caminhão carregado com airbags explode nos EUA

Foto: Ruben Carrillo Mazuka/The Eagle Pass News Gram via AP

Foto: Ruben Carrillo Mazuka/The Eagle Pass News Gram via AP

Um caminhão carregado com airbags da Empresa Takata explodiu na última semana no Texas, nos Estados Unidos (EUA), causando a morte de 1 pessoa e deixando outras 4 feridas. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas serão investigadas pela empresa e pelas autoridades policiais locais.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o acidente aconteceu no dia 22 de agosto, mas a informação estava sob sigilo, tendo sido divulgada somente na manhã desta terça-feira (30/08). A empresa, responsável pelo maior recall de veículos da história, havia solicitado as autoridades que mantivessem a informação sob segredo, para não atrapalhar as investigações sobre o acidente.

O caminhão explodiu quando passava por uma região residencial, tendo várias casas sido atingidas pela explosão. Uma mulher de 67 anos, identificada coo sendo Lucila Robles, morreu na hora, tendo seu corpo ficado desaparecido por vários dias.

Equipes de resgate encontraram sob os escombros um corpo totalmente carbonizado, e após exames na arcada dentária ficou comprovado de que se tratava de Lucila Robles.

Outras quatro pessoas ficaram feridas no acidente, tendo todas sido socorridas e levadas às pressas a hospitais da região. As vítimas encontram-se internadas, mas não correm risco de morte.

A Empresa Takata está sendo investigada pela morte de 14 pessoas, devido a problemas nos airbags dos veículos.

Em nota divulgada à imprensa, o porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas disse que o motorista do caminhão, carregado com airbags e produtos químicos, não teria conseguido fazer uma curva, perdendo o controle da direção e fazendo o veículo bater em uma mureta.

O motorista e o ajudante conseguiram sair do veículo antes do início do fogo e da explosão, e se salvaram sem nenhum ferimento. Outras pessoas que passavam pelo local, no entanto tiveram ferimentos graves.

A explosão danificou pelo menos 10 casas que ficam localizadas nas proximidades, tendo pedaços do caminhão sido encontrados a 1,6 km de distância do local do acidente.

Segundo as autoridades policiais do Texas, os “airbags mortais” da Empresa Takata podem lançar fragmentos de metal contra os passageiros, em caso de colisão. O número de vítimas fatais causadas pelo defeito dos airbags pode chegar a 14.

O airbag nos veículos funcionam da seguinte maneira: em caso de colisão uma pequena explosão controlada infla o airbag, que tem como objetivo proteger os passageiros e motoristas.

No caso da Empresa Takata, os investigadores constataram que um dos produtos químicos usados estava causando uma explosão muito forte, fazendo com que peças metálicas fossem desprendidas.

Em nota divulgada à imprensa, a Assessoria da Empresa Takata informou que técnicos estão auxiliando nas investigações, e que todos os veículos adquiridos e que apresentem defeitos nos airbags estão sendo avaliados e trocados.

Ao todo, 100 milhões de proprietários de veículos foram chamados para fazerem o recall dos respectivos carros, inclusive no Brasil. Os recalls começaram em 2013 e não há prazo para o término.

Donos de veículos adquiridos em 2014 e 2015 também devem fazer o recall.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo