Camila Jara solicita que o Governo de MS crie Comitê Estadual para acompanhar os efeitos das mudanças climáticas

A deputada federal Camila Jara (PT-MS) encaminhou, na manhã desta segunda-feira (13), ofício ao Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, solicitando a criação de um Comitê de Acompanhamento e Mitigação dos Efeitos das Mudanças Climáticas.

O objetivo é estabelecer um grupo de trabalho capaz de coordenar e implementar políticas, estratégias e ações para enfrentar os desafios das mudanças climáticas em nosso Estado, sobretudo nas áreas já apontadas como de risco.

Deputada Federal Camila Jara – Foto: Acervo Pessoal

Estudo da Casa Civil do Governo Federal identificou que 29 dos 79 municípios de MS estão em zonas de risco para desastres naturais, incluindo deslizamentos de terra, enxurradas e inundações. De acordo com o estudo, as maiores cidades do Estado, como Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Dourados, seriam as mais afetadas.

Precisamos nos preparar para os efeitos das mudanças do clima em nosso Estado. O que está acontecendo no Rio Grande do Sul é o exemplo de como ignorar sinais pode ser catastrófico. Criar o Comitê para enfrentar o problema com seriedade é uma demonstração de comprometimento com o enfrentamento das mudanças climáticas, que deve ser feito de forma eficaz e colaborativa, resultando em segurança e proteção para a população, para o meio ambiente e para a economia”, afirmou a deputada.

Preocupação antiga

A pauta ambiental é uma preocupação do nosso mandato de Camila Jara desde quando ainda era vereadora de Campo Grande. Em 2022, apresentou um Projeto de Lei que propõe um Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima. Mas o projeto não foi para frente.

Além disso, desde que assumiu como deputada federal em Brasília, em 2023, tem atuado fortemente nas questões ambientais: faz parte da Frente Parlamentar Ambientalista, criou a Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal, e está na elaboração da primeira Lei Federal de Defesa do Pantanal, entre outras ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo