Câmara aprova projeto de ‘combustíveis do futuro’

Iniciativa integra agenda de transição energética do governo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) o projeto que regulamenta os chamados “combustíveis do futuro”, no âmbito da política nacional de transição energética promovida pelo governo Lula (PT).

Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília

Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília (Foto: Ansa)

A norma “dá sinais positivos para o mundo e o Brasil de que este Congresso e o presidente Lula trabalham fortemente para a transição energética e para pensarmos medidas de consolidação da economia verde”, disse o líder da bancada do governo na Câmara, José Guimaraes (PT).

De acordo com a norma, que segue agora para o Senado, o percentual de biodiesel no diesel de origem fóssil passará dos atuais 14% para 15% em 2025, com expectativa de atingir 30% em 2030. Já a adição de etanol à gasolina aumentará de 22% para 27%, mas podendo chegar a 35%. Além disso, o projeto prevê incentivos para o combustível sustentável de aviação.

A iniciativa, no entanto, foi criticada pelo deputado Hugo Leal, do partido conservador PSD, para quem o aumento da mistura de biodiesel é um “lobo em pele de cordeiro”. “O biodiesel deixa borras, resíduos que comprometem a atividade do caminhão. Temos que ter cuidado”, alertou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo