Caixa Wine Run conquista o Nordeste com vinho, corrida e a cultura do sertão

A competição encerra a temporada 2015 com sucesso entre o público participante e os patrocinadores no Vale do São Francisco.

Largada e chegada em cenário da minissérie – Foto: Ivan Eric Baldivieso Moncada

Largada e chegada em cenário da minissérie – Foto: Ivan Eric Baldivieso Moncada

São Paulo (SP) – A corrida do vinho já ganhou espaço fixo no calendário dos atletas nordestinos. Essa foi a impressão deixada pela terceira edição da CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco. Realizada no domingo (6) inteiramente dentro da vinícola Santa Maria, produtora dos vinhos Rio Sol, às margens do Velho Chico, a prova encerrou o evento com um número ainda maior de competidores amadores e da elite local, em relação a 2014.

Já consolidada na Serra Gaúcha, onde teve quatro edições, a partir de 2012, a CAIXA Wine Run levou ao Vale do São Francisco um conceito inovador, responsável pelo sucesso local do evento: uma mistura de belas paisagens, atrações ligadas à cultura regional, como a música, dança, gastronomia, vinhos especiais e uma corrida disputada entre parreirais, é o responsável pelo sucesso.

“A prova foi extremamente positiva, com todos participantes e apoiadores do evento muito empolgados. Essa motivação transforma a atmosfera do evento num ambiente muito agradável”, aponta Sérgio Oprea, da Zenith Marketing, organizadora da CAIXA Wine Run. “Tivemos uma evolução tanto na organização, como no número de participantes e de apoiadores e empresas envolvidas no evento.”

Corrida entre os parreirais – Foto: Ivan Eric Baldivieso Moncada

Corrida entre os parreirais – Foto: Ivan Eric Baldivieso Moncada

Sérgio destaca também a parceria com a Rio Sol, que apoia a CAIXA Wine Run desde o início e cedeu os belos cenários da vinícola Santa Maria, no sertão pernambucano de Lagoa Grande, para a realização das duas últimas edições da prova. O local, que também serviu como locação para a minissérie Amores Roubados em 2014, inspirou ainda mais os atletas participantes, compensando o calor do Nordeste.

“A Rio Sol nos proporcionou toda a estrutura necessária para a prova e já demonstrou interesse em participar novamente em 2016. O local onde fica a vinícola Santa Maria é lindo, com uma natureza exuberante e uma grande energia positiva”, diz Sérgio.

Para João Santos, diretor-presidente da Rio Sol, o evento teve um salto de qualidade este ano, com as mudanças no percurso da etapa nordestina. “A prova em Lagoa Grande foi encurtada de 21 para 16 km, medida importante para dar mais conforto aos atletas, num local quente como o sertão. Também deslocamos o local da largada e chegada, antes na área da fazenda, para a beira do rio São Francisco. O local fica próximo à casa locada para a minissérie Amores Roubados, e sua beleza surpreendeu muito os participantes”, destaca.

Desafio no sertão pernambucano – Foto: Ivan Eric Baldivieso Moncada

Desafio no sertão pernambucano – Foto: Ivan Eric Baldivieso Moncada

A ótima infraestrutura do evento, incluindo a facilidade no traslado de Petrolina a Lagoa Grande, ajudou a fortalecer a prova no Nordeste. “Muitas pessoas de outros Estados da região conheceram o interior pernambucano pela primeira vez e declararam que a prova já faz parte do seu calendário. Isso é bom inclusive para a Rio Sol, já que a marca fica associada a um momento extremamente positivo”, reforça João.

PÉ na Pista – Nesta temporada, a CAIXA Wine Run no Vale do São Francisco foi escolhida como etapa de estreia do circuito PÉ na Pista. O evento foi criado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco para promover as belezas naturais do Estado por meio do esporte e terá outras três etapas, em Garanhuns, Fernando de Noronha e Recife. A parceria reforçou o conceito único da corrida do vinho, dando mais visibilidade à prova.

“A parceria com o PÉ na Pista foi excelente. É um projeto inovador para o Estado, trazendo qualidade, melhor estrutura e mais divulgação para a Caixa Wine Run. Foi uma honra fazermos parte do lançamento do circuito. Espero que tenham sucesso nas outras etapas e o que o evento continue em 2016”, elogia Sérgio.

Cenário às margens do Velho Chico encantou participantes – Foto: Ivan Eric Baldivieso Moncada

Cenário às margens do Velho Chico encantou participantes – Foto: Ivan Eric Baldivieso Moncada

Cultura do vinho com tempero regional – O conceito de “boutique style run”, revelado nos pórticos de largada e chegada com estrutura de barricas e a festa do espumante com buffet na arena de chegada, são marcas do evento brasileiro. Mas no Brasil, a meia-maratona disputada entre parreirais ganha o reforço das paisagens únicas da Serra Gaúcha e do oásis em pleno sertão nordestino, às margens do Velho Chico.

Para desfrutar os destinos oferecidos pela CAIXA Wine Run, os competidores têm à disposição uma programação completa, incluindo palestras temáticas, visitas guiadas às vinícolas, jantar de massas e festas que dão o tempero regional à cultura do vinho. No Nordeste, os atletas que completaram a disputa foram recepcionados com espetinhos de carne de bode e queijo coalho, bolos entre outros pratos locais.

Elite do atletismo nordestino – A oportunidade de disputar uma corrida off-road, em percursos repletos de belas paisagens, e ainda experimentar vinhos brasileiros premiados e o melhor da cultura regional, também atrai cada vez mais fundista da elite do atletismo. A Associação Petrolinense de Atletismo – APA levou nomes de destaque na região, como André dos Santos Santana, Jaelson de Alencar Oliveira, respectivamente campeão e vice-campeão da prova deste ano em Lagoa Grande, e Simone Daiane Aquino, campeã entre as mulheres pelo segundo ano consecutivo. Confira abaixo os resultados da disputa individual dos 16 km:

Recorde de público – Foto: Ivan Eric Baldivieso Moncada

Recorde de público – Foto: Ivan Eric Baldivieso Moncada

Resultados – etapa Nordeste

Individual masculino

  1. André dos Santos Santana
  2. Jaelson de Alencar Oliveira
  3. Francisco Gleidson Melo Xavier

Individual feminino

  1. Simone Daiane de Aquino
  2. Eliene Florêncio da Costa
  3. Maria Cláudia Lyra de Souza
CAIXA Wine Run na Serra Gaúcha – Foto: Gilmar Mendes

CAIXA Wine Run na Serra Gaúcha – Foto: Gilmar Mendes

Projeção para 2016 – Patrocinada pela CAIXA desde a estreia, em 2012, e contando com apoio de empresas importantes como o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Salomon, produtora de tênis de corrida off-road, a CAIXA Wine Run segue para a temporada 2016 com perspectiva de crescer ainda mais. “Já estamos planejando algumas melhorias e inovações para a prova e os atletas, principalmente no Nordeste”, destaca Sérgio.

Com realização da Zenith Marketing e da Revista Adega, a CAIXA Wine Run tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, co-patrocínio da Montreal Turismo, e a Salomon como marca oficial. Também conta com o apoio das vinícolas Rio Sol e Miolo, Ibravin, SESI, Terra Sol, Hotel Oficial Quality Petrolina, Santa Clara, Grand Valle, Kero Coco, Compesa, 100% Suco de Uva, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Agricultura e Pecuária, APA Petrolina, EMPETUR, Governo do Estado de Pernambuco.

Mais informações no site oficial, www.winerun.com.br, e na fanpage da CAIXA Wine Run

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo