Brasileiro surpreende na estreia nas dunas e domina primeiro dia de rally em Dubai

Em preparação para o Dakar, Lucas Moraes imprime bom ritmo na etapa válida pela Copa do Mundo de Baja

Primeiro rally de Lucas Moraes em deserto e em dunas (Divulgação)

Mesmo encarando o Dubai International Baja, última etapa da Copa do Mundo da modalidade, como uma preparação para sua estreia no Rally Dakar, o brasileiro Lucas Moraes surpreendeu a concorrência e dominou o primeiro dos dois dias da competição. A bordo de um Toyota Hilux DKR IMT da equipe belga Overdrive, Moraes terminou o estágio de 194,40 km desta sexta-feira nos Emirados Árabes em 3h29min59s, marca que o colocou como o mais rápido do dia nas areias entre a região de Lisaili e o deserto de Al Qudra.

Com o objetivo de se aprimorar sua técnica de pilotagem nas dunas da região, bastante próxima de onde será disputado o Dakar, Moraes também tem como novidade o trabalho de entrosamento com o navegador alemão Timo Gottschalk. A dupla finalizou a especial com uma vantagem de mais de seis minutos para o holandês Erik van Loon e o francês Sébastien Delaunay, também da Overdrive. Completando o trio da equipe Belga, que é a atual campeã do Dakar, o terceiro carro do time chegou logo a seguir, pilotado pelos líderes da Copa do Mundo de Baja, o piloto saudita Yazeed Al-Rajhi ao navagador alemão Dirk von Zitzewitz.

”Muito diferente” – Depois de terminar na frente, Lucas Moraes destacou que o rally em deserto é praticamente outra modalidade em relação ao que está acostumado. “Foi realmente um dia bem especial para nós, porque é meu primeiro rally em deserto e em dunas. Depois dessa experiência, posso dizer que é praticamente um outro esporte. A pilotagem e a navegação são muito diferentes”, comentou o brasileiro, que recentemente foi incorporado ao time de atletas da Red Bull.

Timo Gottschalk e Lucas Moraes no Dubai International Baja (Divulgação)

“Tenho muito o que evoluir ainda. E a prova foi em um lugar muito difícil, tanto que até vi outros navegadores comentando com o Timo que foi uma das especiais mais difíceis que eles já fizeram aqui em Dubai. E isso nos ajuda para o Dakar, porque temos realmente dunas difíceis e perigosas por aqui. Mas foi bom, conseguimos andar forte”.

Lucas realizou antes do Dubai International Baja um treino de dois dias com seu navegador, o que ajudou no entrosamento da dupla que participará do Dakar 2023 daqui um mês: “Foram dois dias bem produtivos, e o principal era entender um pouco sobre o entrosamento com o navegador, as dunas e como acertar o carro”.

O brasileiro, porém, segue “com os pés no chão” para este sábado. “Uma coisa que eu percebi é o quão rápido você pode colocar tudo a perder neste tipo de prova. Qualquer erro de pilotagem ou navegação nestas dunas altas pode custar muito caro. É preciso foco máximo o tempo todo”, destacou. “Minha meta aqui é mais ganhar experiência. Mas, claro, estamos liderando e adoraria trazer essa vitória para o Brasil. Mal posso acreditar que formos tão bem logo no primeiro dia. Mas aqui no deserto, e com esse pessoal super rápido e experiente, é preciso muito respeito.”

O Dubai International Baja se encerra neste sábado, quando os pilotos irão percorrer uma distância de 195,98 km, entre Al-Marmoun voltando para Lisaili, sempre nos Emirados Árabes.

Confira o resultado do primeiro dia (top-3):

1. Lucas Moraes/Timo Gottschalk – 3h29min59s

2. Erik van Loon/Sébastien Delaunay, a 6min53s

3. Yazeed Al-Rajhi/Dirk von Zitzewitz, a 10min5s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo