Brasil vence Prêmio Ernesto Illy de melhor café pela 1ª vez

'Best of the Best' é da São Mateus Agropecuária, de Minas Gerais

O Brasil, representado pela empresa São Mateus Agropecuária, é o grande vencedor do título Best of the Best (Melhor dos Melhores) do Prêmio Internacional Ernesto Illy, honraria que homenageia o filho do fundador da empresa e simboliza mais de 30 anos de colaboração com os produtores.

Vencedores do Prêmio Ernesto Illy 2023 (Foto: Divulgação)

O reconhecimento a José Eduardo Dominicale foi entregue pelo presidente da empresa, Andrea Illy, durante o jantar de gala realizado na Biblioteca Pública de Nova York na noite desta quinta-feira (17).

A honraria foi concedida após avaliação feita por um júri internacional independente, composto por nove especialistas que avaliaram os melhores lotes da safra 2022-2023, através de de uma degustação às cegas dos nove cafés provenientes dos nove países que representam a “mistura Illy”.

Os concorrentes eram Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

Antes de chegar ao júri, cada lote de café foi analisado nos laboratórios de qualidade da Illycaffè e depois julgado com base na riqueza e complexidade aromática, elegância e equilíbrio dos sabores, e intensidade do aroma.

De origem em Varjão de Minas, a propriedade São Mateus Agropecuária foi finalista em 2022 e em 2023 se consagrou campeã regional do Cerrado Mineiro, conquistou o 1º lugar na premiação nacional e levou o grande prêmio. A parceria com a Illy data de 2008.

“Evoluímos por meio da implantação de melhorias contínuas nas lavouras e a expansão do pós-colheita. Profissionalizamos a nossa equipe e, juntos, seguimos fortalecendo a marca e buscando tecnologias para melhorarmos nosso sistema produtivo. Há 15 anos fizemos a transição para a produção de cafés especiais, sempre focados nos pilares da sustentabilidade”, relembrou Flávio Pentagna Guimarães, fundador do grupo BMG e do Guima Café.

“O café vencedor do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy deste ano é uma xícara redonda, saudável e encorpada, com sabores ricos e suaves de um equilíbrio de chocolate, caramelo, açúcar mascavo e amêndoas torradas em uma cama de brilho refinado, com um final persistente de doçura suave, gentil e harmoniosa. Representa verdadeiramente as melhores características gustativas da sua origem”, disse o júri.

“A vitória absoluta de um café brasileiro de agricultura regenerativa me enche de alegria. A história do prêmio Ernesto Illy começou no Brasil em 1991, e isso confirma que os reconhecimentos recebidos pela Illycaffè por transformar o Brasil de líder em quantidade para líder em qualidade são merecidos”, disse Andrea Illy.

“Após mais de vinte e cinco anos de trabalho incessante de nossa equipe de agrônomos e da Universidade do Café, o salto foi dado graças à agricultura regenerativa, que decidimos desenvolver em 2018 pelos seus benefícios ao meio ambiente e à saúde”, celebrou.

A Finca Danilandia, de Luis Arimany Mondonico, da Guatemala, recebeu o prêmio Coffee Lovers’ Choice, concedido por um júri de consumidores que, nas semanas anteriores ao evento, degustaram às cegas as mesmas amostras nos cafés illy de Trieste, Milão, Paris, Londres, São Paulo e Nova York, expressando suas preferências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo