Brasil reafirma disposição em negociar acordo Mercosul-UE

Pacto comercial enfrenta oposição da França

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que não tem prazo para alcançar um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, apesar da oposição manifestada pelo governo da França.

Presidentes Lula e Ursula von der Leyen durante encontro em Brasília

Os presidentes Lula e Ursula von der Leyen durante encontro em Brasília, em junho de 2023 (Foto: Ansa)

“É um processo em aberto, não estamos muito longe de um acordo, mas sem prazo definido.

Esperamos que tenha um final feliz”, disse o embaixador Maurício Carvalho Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty.

O diplomata, que é o negociador-chefe do Brasil para o acordo Mercosul-UE, lembrou que a França é contra a assinatura do tratado, mas a Alemanha é favorável.

“A gente sabe da importância da França, da importância do presidente Emmanuel Macron, então é uma questão que eles UE têm que resolver internamente. Nós aqui no Mercosul já apresentamos uma posição conjunta de que temos disposição de negociar”, acrescentou o embaixador, ressaltando que trata-se de um “processo dinâmico” e que os interesses de diversos países influenciam a Comissão Europeia.

O Brasil está disposto a negociar, explicou o diplomata, sob a condição de que não seja uma ameaça para a indústria local e não limite a capacidade do Estado de fomentar políticas públicas.

Mercosul e UE começaram a negociar um tratado de livre comércio há 25 anos e chegaram a anunciar um acordo em 2019, mas o texto nunca foi ratificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo