Brasil precisa investir em reindustrialização

A Indústria hoje responde por apenas 12% do PIB e precisa recuperar o protagonismo para impulsionar o crescimento do país, avalia o empresário José Roberto Colnaghi

Foto: Divulgação

Que o país vem sofrendo um rápido processo de desindustrialização nas últimas décadas está claro para todos. Há tempos, vozes influentes no setor industrial e no meio político defendem a criação de um projeto estratégico voltado ao segmento, sem sucesso. Chegou-se ao ponto de extinguir o ministério da área, como ocorreu no governo passado. Mas a conjuntura mudou. “Estamos vendo uma janela de oportunidades, que não pode ser perdida”, afirma José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho da Asperbras, que atua em diversos setores da indústria e do agronegócio. “Chegou a hora de o Brasil investir seriamente na indústria”, afirma o empresário.

Colnaghi cita justamente a recriação do Ministério do Desenvolvimento Indústria Comércio e Serviços (MDIC) e o rearranjo nas cadeias globais de produção, que foram rompidas na pandemia de Covid-19. Naquele momento, ficou claro para os principais detentores da riqueza mundial que manter todas as fábricas do outro lado do mundo representava um risco para o negócio. Desde então, tem ganhado peso na agenda norte-americana e europeia um processo de aproximação – ou mesmo internalização – das cadeias produtivas. Com sua localização estratégica, o Brasil desponta como uma opção e pode atrair bons investimentos industriais.

José Roberto Colnaghi destaca que o setor industrial chegou a representar cerca de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional na década de 1980, e hoje detém uma fatia em torno de 12%, mesmo percentual da década de 1950. Em comparação, entre 1980 e 2020, a indústria dos Estados Unidos dobrou de tamanho. A do mundo ficou três vezes maior; a da China cresceu 47 vezes.

Os países que se tornaram desenvolvidos conseguiram ascender com a força da indústria, por isso é preciso recuperar o protagonismo da indústria de transformação”, diz  José Roberto Colnaghi, ressaltando que o Brasil viveu um processo de desindustrialização precoce, antes de se tornar uma nação de renda alta. Hoje, o setor predominante na economia é o de serviços. Nos Estados Unidos e na Europa, este segmento também responde pela maior parte do PIB, mas esses países tornaram-se ricos antes do pêndulo econômico mudar da indústria para os serviços.

No Brasil, porém, apesar da redução do peso da indústria na economia brasileira, ela responde por 30% da arrecadação de impostos. Também aporta 69% de todo investimento de pesquisa e desenvolvimento, sendo a mais inovadora, e tende a oferecer empregos com salários 10% acima da média dos demais segmentos.

Por isso, um dos pontos-chave, que é uma condição estrutural, para a indústria retomar sua força é a realização de uma Reforma Tributária que traga isonomia entre os setores e simplifique a cobrança de impostos. A adoção de um IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que une os impostos federais, estadual e municipal (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) num único tributo, de preferência com uma única alíquota, seria um passo importante para dar racionalidade ao sistema.

O Brasil necessita de um projeto de reindustrialização que passe pela redução do custo-Brasil e pela melhoria do ambiente de negócios no país. Daí a importância da reforma tributária”, diz José Roberto Colnaghi. Segundo ele, uma política industrial contemporânea passa necessariamente pela sustentabilidade. “Este é o ponto de partida, o Brasil tem de apostar na descarbonização da economia, com redução da emissão de gases de efeito estufa, do apoio a uma economia de baixo carbono, privilegiando tecnologias limpas e dando início a um processo produtivo seguro e sustentável” completa Colnaghi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo