Bomba explode no Aeroporto de Goma, no Leste do Congo

Uma bomba explodiu na madrugada deste sábado (17), por volta das 03h35min (horário de Brasília), nas proximidades do Aeroporto Internacional de Goma, na cidade de Kivu do Norte, no Leste da República Democrática do Congo. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e/ou danos.

Aeroporto de Goma, no Leste do Congo – Foto: Arquivo

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a região está devastada em decorrência de intensos combates entre tropas do Exército e insurgentes do Grupo M23.

Até o momento nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, que já foi confirmado pelas autoridades locais.

Sim, é verdade, o aeroporto de Goma foi atingido por uma bomba esta noite”, disse uma fonte do governo provincial a Agência AFP.

Uma fonte de segurança, que pediu anonimato, indicou que “duas bombas” explodiram no aeroporto, porém “sem causar danos“.

Segundo fontes das autoridades locais, policiais, militares do exército e especialistas já estão no local realizando investigações para descobrir possíveis responsáveis pelo ataque e, sobretudo, para descobrir a origem dos artefatos explosivos.

Moradores da região disseram aos policiais do Congo que ouviram duas fortes explosões nas imediações do aeroporto, mas que não viram nenhum suspeito rondando a região.

Desde o fim de 2021 que a província de Kivu do Norte vem sofrendo ataques e combates entre o Exército Congolês e grupos armados, incluindo o M23 (Movimento 23 de Março).

O governo do Congo afirma que os insurgentes são apoiados pelo Exército de Ruanda e de Uganda. Eles, inclusive, já teriam se apossado de imensas regiões na fronteira entre os três países.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo