BiciBiblioteca prossegue jornada por Salvador até fevereiro de 2024

Salvador (BA) – Prestes a começar seu segundo mês de atividades em Salvador, a BiciBiblioteca está presente na entrada do Calabar todo domingo, como no próximo, dia 29 de outubro, quando estaciona no local para promover a troca de livros entre a população. Em novembro, nos dias 11 e 25, o projeto visita a Casa Apipema, centro cultural localizado no Jardim Apipema.

Foto: Divulgação

Biblioteca montada sobre rodas, a BiciBiblioteca oferece um acervo diversificado de livros, para fomentar o incentivo à leitura. Os resultados já aparecem com jeito de notícia boa. É que até agora, junto com Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, a BiciBiblioteca entregou 2.300 exemplares de livros. Até 2024, a expectativa é que 15 mil volumes estejam habitando o imaginário e a casa de novos leitores.

Idealizado pela FGM Produções Culturais, o projeto BiciBiblioteca busca democratizar o acesso à leitura de uma maneira divertida, diferente e totalmente gratuita, contando também com o estímulo que a presença de uma biblioteca em forma de bicicleta é capaz de mobilizar.

Para Fabiana Maugé, diretora da FGM, a BiciBiblioteca vai além de aproximar crianças e livros. “A leitura é um dos principais meios para superarmos o déficit educacional no Brasil e formar novas gerações com maior capacidade de serem cidadãos conscientes de seus direitos e construírem um futuro melhor. Facilitar o acesso aos livros é um grande passo para atingirmos esse objetivo. O estímulo à leitura e ao contato da criança e do jovem com o ‘objeto’ livro, saindo um pouco do universo do celular e computador, dá a eles uma ferramenta de diálogo e interação social”, explica a diretora.

A BiciBiblioteca conta com acervo de 6.500 títulos de uma gama diversificada de autores brasileiros e estrangeiros de todos os tempos, de todos os gêneros. A começar por “Era uma vez”, de Hans Christien Andersen e Irmãos Grimm, “Narizinho e o príncipe Escamado”, de Monteiro Lobato, “O menino azul”, de Cecília Meireles, “O menino maluquinho”, de Ziraldo, “A luz como água”, de Gabriel García Marquez, a coleção completa de “Harry Potter”, de J. K. Rowling, “Meu crespo é de rainha”, Bell Books, “Caderno de rimas do João” e “Caderno sem rimas da Maria”, ambos de Lázaro Ramos. Em braile, o acervo conta com “O menino que via com as mãos”, de Alexandre Azevedo, “O que será que a bruxa está lavando”, de Elizete Lisboa.

Já para os jovens o acervo traz títulos como “É Assim que Acaba: 1” e “É assim que começa”, de Colleen Hoover, que estão na lista dos mais vendidos em 2023, e “Heartstopper: Dois Garotos, um encontro” de Alice Oseman, que virou série de sucesso na Netflix. Para os adultos, o acervo traz os bestsellers “Coração de Tinta”, de Cornelis Funke, “Hibisco Roxo”, de Chimamanda Ngozi Adichie, “Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro e diversas biografias de personagens importantes do Brasil e do mundo como Rita Lee, Nelson Mandela e Ingrid Silva.

A grande quantidade e qualidade dos livros disponibilizados pela BiciBiblioteca tem a capacidade de torná-la uma grande aliada de professores da rede pública, pois os livros são instrumentos para se trabalhar em sala de aula e alavancam ideias para ampliar o horizonte dos conteúdos formativos.

A BiciBiblioteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, tem patrocínio do Itaú Unibanco, a realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a FGM Produções – A FGM é uma produtora com mais de 20 anos de experiência em produção cultural e atua no desenvolvimento de projetos de impacto social, democratização e ampliação do acesso à cultura. Fazer da cultura um instrumento de transformação social é o princípio que orienta nosso trabalho.

SERVIÇO 

ENTRADA DO CALABAR

DIA DA SEMANA: Domingos

HORÁRIO: 10h às 16h

ENDEREÇO: Avenida Centenário s/n, próximo à entrada do Calabar.

CASA APIPEMA

DIA DA SEMANA: Sábados, quinzenalmente. Consulte a programação no Instagram @bicibiblioteca

Próximas datas: dias 11 e 25 de novembro

HORÁRIO: 9h30 às 13h

ENDEREÇO: Rua Plínio Moscoso,17 (ao lado do nº 1248) – Jardim Apipema

ESCOLAS PARTICIPANTES

Escola Municipal Santa Terezinha do Chame Chame

Escola Municipal Casa da Amizade

Centro Municipal de Educação Infantil Calabar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo