Barragem de represa se rompe e destrói balneário em Caarapó (MS)

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A barragem de uma represa localizada no município de Caarapó, a 284 km de distância de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, se rompeu na tarde deste domingo (06/12), causando inundação, arrancando árvores e provocando a destruição de um balneário. Apesar do susto ninguém ficou ferido.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (GCPM), o rompimento da barragem ocorreu por volta das 14h25min (horário de MS), e no momento do desastre não havia ninguém no balneário, que estava fechado.

Informações preliminares revelam que no momento do desastre chovia forte na região, e que aparentemente a estrutura da barragem não teria suportado a pressão da água.

Testemunhas disseram que o volume de água foi grande e que a intensidade da corredeira fez com que árvores fossem arrancadas pela raiz. Um córrego próximo recebeu a grande quantidade de água e transbordou, causando alagamentos de residências e estabelecimentos comerciais.

Toda a infraestrutura do Balneário Ayrton Senna foi seriamente danificada e o local encontra-se fechado. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros determinaram a interdição do empreendimento.

O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), disse em entrevista coletiva, que o risco de rompimento da barragem foi percebido pelas autoridades municipais, e que por essa razão foi possível avisar a todos os moradores que residem nas proximidades, retirando-os a tempo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com Mário Valério, não foi possível evitar o rompimento da barragem, porque não houve tempo hábil para a chegada das máquinas e de tratores.

Em nota distribuída à imprensa, o Corpo de Bombeiros informou que a corporação recebeu inúmeras chamadas, mas que a tragédia não causou vítimas. Animais silvestres e domésticos, no entanto, morreram, mas os danos ao meio ambiente são considerados mínimos.

Por determinação do prefeito e, principalmente por causa dos temporais, o município declarou estado de emergência. Autoridades locais disseram que chove forte na região deste o fim de novembro.

Ainda segundo essas autoridades, o Balneário Ayrton Senna era a única atração turística da cidade que atualmente possui cerca de 23 mil habitantes. A estimativa é que as chuvas já tenham causado um prejuízo de R$ 7 milhões ao município.

Dados recentes divulgadas agora a pouco pela Defesa Civil mostra que na Região Sul do Estado 24 municípios decretaram estado de emergência por causa das chuvas, e que ao menos 23 pontes foram destruídas e 43 rodovias e estradas sofreram danos consideráveis.

O Governado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), sobrevoou na manhã desta segunda-feira (07/02), com o objetivo de verificar de perto os danos causados aos municípios. Ele deve pedir ajuda do Governo Federal.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo