Bar lança cardápio feito de câmaras de pneus e se torna exemplo em sustentabilidade

Velfarre fez parceria com empresa do RS para produção dos cardápios sustentáveis.

Foto: Ariana Declerck

O lançamento do novo cardápio sustentável do Bar Velfarre, feito das câmaras de pneus descartadas na natureza, trouxe a tona a questão da sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. Jornalistas e parceiros que compareceram ao evento, na última segunda-feira (26), acreditam que a ideia deve ser difundida entre as demais empresas de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa chamou a atenção da gestora estadual do Projeto Food Experience do Sebrae-MS, Andrea Barrera de Almeida. “É uma iniciativa excelente para justamente desenvolver esse lado da sustentabilidade dos negócios. Interessante eles procurarem outra empresa que tem a mesma visão para fazer essa aliança. Ainda faltam projetos como esse na cidade, irá servir de exemplo para que outros empresários vejam que uma ação que parece simples dá um resultado grandioso”, menciona.

A parceria em questão foi feita com a Revoada, localizada em Portão-RS. A empresa foi criada pela publicitária Adriana Tubino e a estilista Itiana Pasetti e é uma linha de produtos que utilizam o resíduo de câmara de pneu e do náilon de guarda-chuva descartado como matéria-prima.

Foto: Ariana Declerck

Foi a publicitária e fotógrafa Ariana Declerck que encontrou as proprietárias da Revoada para a produção do cardápio sustentável. “Na época eu trabalhava no marketing do Bar Velfarre e vi uma reportagem no Globo Repórter sobre essa empresa que produzia bolsas e carteiras de câmaras de pneus inutilizadas. Entrei em contato com a empresa porque vi que a ideia tinha a cara do bar que sempre teve essa missão sustentável e verifiquei a possibilidade da produção do novo cardápio. Acho que algo sustentável é tendência, além de ser um negócio legal, diferenciado e muito mais barato”, explica.

A jornalista Fernanda Yafusso, que prestigiou o coquetel de lançamento do novo cardápio, parabenizou o bar pela iniciativa. “É extremamente importante conseguir reutilizar as câmaras de pneus, que tinham um descarte irregular e poderiam servir como local para a reprodução do mosquito da dengue, por exemplo, na produção de um novo produto. Esse tipo de ação eu não vejo mais e a meu ver a empresa ganhou pontos positivos em relação à questão da preservação do meio ambiente, que é algo que precisamos ter em mente, principalmente o reaproveitamento”, destaca.

E não foi só ela que deu os parabéns ao estabelecimento. “Achei bem interessante pelo fato de que ter a pegada sustentável, que hoje acompanha tanto a questão de paisagismo, alimentação e essa questão do reaproveitamento. É uma iniciativa bonita, legal, confortável, vintage e bacana. Dá um olhar jovial e conceito alternativo ao bar, que está de parabéns. Espero que a ideia seja difundida entre as empresas de todo o Estado”, conclui.

Foto: Ariana Declerck

Exposição

A exposição dos novos cardápios teve início na segunda-feira (26) e vai até o sábado (3). O Bar Velfarre abre às 18h e está localizado no cruzamento das Ruas José Antônio Pereira com a Barão do Rio Branco, no Centro.

Lá você também pode conferir os produtos do artesão Jalysson Melo. Ele produz móveis feitos de pneus descartados em terrenos baldios. São eles: mesas de centro, casinhas de cachorro, pula-pula infantil, vasos de plantas, entre outros. A estrutura da exposição foi planejada pela arquiteta Alessandra Stadler.

Os parceiros são: Ambev Budweiser, Recape Pneus, Revoada, cantor Robson Vieira, Artesão Jalysson Melo, Gráfica Feliz, fotógrafa Ariana Declerck, Modo On Comunicação e Marketing.

Serviço:

Exposição gratuita

Dias: 26 a 3 de março

Horário: A partir das 18h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo