Baixada santista tem dois representantes em uma das maiores competições estudantis do Brasil

A Sociedade Instrutiva Joaquim Nabuco, de Santos, e a Associação Desportiva Praia Grande disputam a Liga NESCAU, que reúne mais de sete mil alunos/atletas de 300 instituições de ensino paulistas

Ginástica artística feminina (João Pires/Fotojump)

São Paulo (SP) – Considerada uma das maiores competições do Brasil, a LIGA NESCAU Jovem Pan chega à quarta edição reunindo mais de sete mil alunos/atletas de 300 instituições de ensino até o final de novembro. A Baixada Santista tem dois representantes da disputa. A Sociedade Instrutiva Joaquim Nabuco, de Santos, e a Associação Desportiva Praia Grande fizeram sua estreia no torneio em 2018. Ao todo, inscreveram mais de 30 meninos e meninas nas disputas realizadas aos finais de semana, na cidade de São Paulo.

A LIGA NESCAU também é a única competição brasileira a incluir portadores de deficiência entre as promovidas pela inciativa privada. Com isso, cria uma ação inédita ao unir esporte e paradesporto. São seis esportes adaptados: atletismo, basquete sobre rodas, tênis de mesa, vôlei sentado, natação e judô. A Associação Desportiva Praia Grande, por meio da Liga Praiagrandense de Atletismo, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e Secretaria da Educação da cidade, participou pela primeira vez da Liga NESCAU justamente no atletismo paradesportivo, com oito jovens alunos/atletas.

Em conjunto ao esportes paralímpicos, a Liga NESCAU oferece nove modalidades convencionais: futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, ginástica artística, natação, tênis de mesa e judô. A Sociedade Instrutiva Joaquim Nabuco, de Santos, inscreveu seu time de futsal feminino, com 25 meninas inscritas. Contudo, segundo a diretoria da associação, para 2019 a intenção é participar em todos os esportes.

Atletismo paradesportivo (João Pires/Fotojump)

Presença de times como o da Sociedade Instrutiva Joaquim Nabuco comprovam o aumento da presença feminina na Liga NESCAU. Em 2018, pela primeira vez, o número de meninas ultrapassa o de meninos. São 51% de participação feminina e 49% masculina, enquanto no ano passado, a proporção era de 54% a 46% em favor dos garotos.

Evolução e sete embaixadores – A LIGA NESCAU foi denominada como Copa NESCAU nas primeiras três edições. Para 2018, não é apenas o nome que mudou. A competição cresceu de cinco para 15 modalidades, além de aumentar a inclusão com mais opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco mil para 7.660 alunos/atletas da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. São meninos e meninas que competirão nas categorias pré-mirim (sub-12 anos), mirim (sub-14) e infantil (sub-16). As disputas serão nos clubes Sírio, Juventus e Esperia. As finais estão programadas para os dias 24 e 25 de novembro, no tradicional Pacaembu.

Disputa de futsal (João Pires/Fotojump)

Para incentivar ainda mais a garotada, a LIGA NESCAU JP conta com sete embaixadores para a competição de 2018: a jogadora de vôlei Tandara, o craque Falcão, a judoca Mayra Aguiar, o ex-nadador Thiago Pereira, a ginasta Flávia Saraiva, a paratleta Verônica Hipólito e o jogador de basquete Yago Mateus. As rodadas da quarta edição do torneio serão nos clubes Sírio, Juventus e Esperia.

A realização da LIGA NESCAU representa uma importante iniciativa de marca de achocolatados da NESTLÉ com o objetivo de disseminar os valores do esporte entre as crianças e famílias, por meio do estímulo ao convívio social e à interação, provocando o espírito de equipe e coletividade, além da empatia e companheirismo.

Para promover a LIGA NESCAU, A NESTLÉ conta com a parceria do Grupo Speed, responsável por toda a operação do torneio. A comunicação da marca fica a cargo da Agência Ogilvy e toda a identidade visual é tratada pela FutureBrand. Informações sobre a LIGANESCAU® Jovem Pan estão disponíveis no link www.nestle.com.br/nescau/liga-nescau, na fanpage de NESCAU® e no site www.nescau.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo