Aviões colidem no Aeroporto de Tóquio, no Japão, e deixa 5 mortos

Um avião com 379 pessoas a bordo colidiu na manhã desta terça-feira (02), por volta das 09h35min (horário de Brasília), em uma aeronave da Guarda Costeira do Japão que estava estacionada. A colisão provocou uma explosão, tendo as duas aeronaves se incendiado.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o acidente aconteceu no Aeroporto Internacional de Haneda, em Tóquio, capital do Japão. As causas do acidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas.

Dois aviões colidiram na manhã desta terça-feira (02) no Aeroporto de Haneda, em Tóquio, capital do Japão, causando a morte de cinco pessoas — Foto: Issei Kato – Cortesia

A bordo do avião havia 367 passageiros e 12 tripulantes e, dentro da aeronave da Guarda Costeira, havia seis tripulantes.

Equipes da polícia, dos bombeiros e paramédicos foram mobilizadas e enviadas para o local da tragédia, que foi isolado. O aeroporto precisou ser fechado e as pistas foram interditadas.

Os pousos e decolagens de aviões foram suspensos, e as aeronaves que se preparavam para pousar no aeroporto foram redirecionadas para outros aeroportos do país.

O avião de passageiros que colidiu na outra aeronave pertence a Empresa Japan Airlines, que ainda não se manifestou oficialmente sobre o acidente.

A aeronave da Guarda Costeira Japonesa se preparava para levar ajuda para as regiões mais afetadas pelo terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira (1º). O piloto do avião ficou gravemente ferido e foi levado às pressas para um hospital da cidade.

A colisão entre as duas aeronaves gerou uma série de explosões instantâneas nos dois aviões, que imediatamente pegaram fogo. As equipes de emergência do aeroporto foram acionadas e enviadas para o local.

Os bombeiros e paramédicos trabalharam para retirar os passageiros e tripulantes das duas aeronaves. As 379 pessoas a bordo do avião de passageiros foram retiradas a tempo, tendo algumas ficado levemente feridas.

Já a bordo do avião da Guarda Costeira, onde estavam seis tripulantes, apenas o piloto foi resgatado com vida. Ele foi levado de helicóptero para um hospital de Tóquio.

Segundo informações da Agência Kyodo e da rede estatal NHK, dos seis tripulantes a bordo da Aeronave da Guarda Costeira Japonesa, apenas o piloto sobreviveu. O estado de saúde dele não foi informado.

As autoridades japonesas disseram que das 379 pessoas a bordo do avião comercial, 17 ficaram feridas e precisaram ser levadas para hospitais da cidade de Tóquio. O estado de saúde das vítimas também não foi divulgado.

A colisão entre as duas aeronaves ocorre um dia depois do terremoto de 7,6 graus que atingiu a Costa Oeste do Japão, matando ao menos 48 pessoas e gerando alertas de tsunamis.

Ainda não há informações sobre uma possível relação entre o terremoto e a colisão entre os dois aviões.

O terremoto gerou cerca de 50 réplicas ao longo da Região de Ishikawa, no Oeste do Japão. Os abalos secundários foram de intensidade entre fraca a moderada e, aparentemente, não provocou danos e nem causou novas vítimas.

O avião comercial da Empresa Japan Airlines chegava ao aeroporto de Tóquio vindo de Hokkaido, no Norte do país, e a aeronave da Guarda Costeira se preparava para decolar em direção a Base Militar de Niigata, no Oeste do país, levando suprimento e equipamentos para as vítimas do terremoto.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, se reuniu com assessores e demais autoridades para tratar destes dois assuntos, o terremoto e a colisão entre as duas aeronaves.

A administração do Aeroporto Internacional de Haneda, um dos dois aeroportos mais importantes e movimentados de Tóquio, divulgou um comunicado oficial informando que todos os pousos e decolagens foram cancelados, e que os terminais de embarque e desembarque permanecerão fechados.

Com informações das Agências France Presse e Kyodo e da NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo