Avião da Egyptair é sequestrado e levado para o Chipre

Policial cipriota monta guarda no Aeroporto de Larnaca, e observa o avião A320 da Egyptair, sequestrado na madrugada desta terça-feira (29/03). – Foto: Yiannis Kourtoglou / Reuters

Policial cipriota monta guarda no Aeroporto de Larnaca, e observa o avião A320 da Egyptair, sequestrado na madrugada desta terça-feira (29/03). – Foto: Yiannis Kourtoglou / Reuters

Um avião comercial com aproximadamente 81 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, foi sequestrado na madrugada desta terça-feira (29/03) por um homem ainda desconhecido, e desviado de sua rota. A aeronave foi levada para o Chipre.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o avião, modelo Airbus A320, decolou do Aeroporto Internacional de Burg al Arab, em Alexandria, no Egito, com destino ao Cairo, capital do país, mas foi desviado para o Aeroporto Larnaca, no Chipre.

Informações preliminares revelam que o suspeito do sequestro entrou na aeronave fingindo ser um passageiro, e que durante o voo se levantou de sua poltrona e entrou na cabine da aeronave. Ele disse ao piloto e copiloto que estaria com explosivos amarrados ao próprio corpo, e que os detonaria caso eles não desviassem a rota.

O comandante da aeronave, Omar Yamal, comunicou o fato as torres de controle do Egito e do Chipre, e recebeu autorização para desviar o avião, o qual pouso em segurança no Aeroporto de Larnarca.

A aeronave encontra-se estacionada em uma área afastada da pista principal do aeroporto, e está cercada por policiais e bombeiros. Membros da Força de Segurança do Chipre negociam com o suspeito, que ainda não fez exigências, mas que também não libertou os reféns.

O presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, descartou a possibilidade de o sequestro ser um ato terrorista, e que acredita que o mesmo seja um ato político. Segundo ele, o suspeito pretende pedir asilo político no país.

Em nota distribuída à imprensa a Egyptair informou que todos os passageiros e tripulantes encontram-se bem, e que por enquanto ninguém ficou ferido. A empresa não divulgou as identidades dos reféns.

Uma rádio cipriota informou agora a pouco que o suspeito teria solicitado oficialmente asilo político as autoridades locais. A identidade do sequestrador ainda não foi divulgada.

Testemunhas de dentro do avião, que conseguiram falar com seus parentes através de mensagens via celular, informaram que o suspeito aparenta ser um cidadão egípcio chamado Ibrahim Samaha, e que a sua esposa estaria morando no Chipre. A informação ainda não foi confirmada pelas autoridades egípcias e nem cipriotas.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que o sequestrado teria libertado a maioria dos reféns, mas que sete pessoas, sendo quatro tripulantes e três passageiros, ainda estariam dentro do avião.

O ministro da Ordem Pública do Chipre, Ionas Nikolaou, informou agora a pouco que a polícia local está em estado de alerta máximo, e que o aeroporto se encontra fechado para pousos e decolagens. Todos os voos que se preparavam para pousar foram desviados.

As autoridades cipriotas ainda não decidiram se irão conceder asilo político ao sequestrador, e revelaram que cerca de 20 passageiros eram estrangeiros, sendo 8 norte-americanos, 4 holandeses, 4 britânicos, 2 belgas, 1 francês, 1 sírio e 1 italiano.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo