Autoridades discutem economia e sustentabilidade durante o Interagro

Ao longo dos três dias, aproximadamente 1.300 pessoas compareceram ao Interagro

O constante crescimento e desenvolvimento do agronegócio e as principais pautas relevantes para a agropecuária, foram temas debatidos do último dia do Interagro. Com presença de autoridades nacionais e locais, as diversas palestras na programação abordaram assuntos como a reforma tributária e o Plano Safra 2023/2024.

Foto: Divulgação

Um dos palestrantes foi o deputado federal Pedro Lupion (PP), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que participou do encontro por vídeo chamada, de Brasília. Em sua fala, o parlamentar explicou sobre as medidas que são tomadas em prol do setor diante das discussões no assunto Reforma Tributária.  “É um momento de decisões importantes em Brasília. Temos uma responsabilidade imensa de fazer uma Reforma, que é necessária, mas que não pode prejudicar o setor. Temos pontos importantes e inegociáveis para que a Reforma facilite e não prejudique o dia a dia do produtor. É importante que consigamos ter o respeito ao tamanho desse setor”, comentou.

Já na palestra “Plano Safra 2023/2024 – Perspectivas”, Bruno Lucchi, o diretor técnico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), detalhou o panorama dos próximos passos da política pública, diante do cenário da produção brasileira, que neste ano representou um período desafiador parar o produtor rural.

“O que queremos é ter previsibilidade, essa é a palavra-chave. O produtor teve um ano desafiador, sua margem reduziu, a última safra foi a mais cara, então precisamos da previsibilidade. Agora, apontamos para o mercado privado, já que temos um grande problema de investimento e custeio. Apontamos ao direcionamento para o mercado privado, pois nosso setor cresce muito mais rápido do que a capacidade do governo de colocar dinheiro, pois é um setor que demanda tecnologia e tecnologia demanda dinheiro”, expressou.

No assunto sustentabilidade, o secretário de meio ambiente, desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação, Jaime Verruck, palestrou sobre o MS Carbono Neutro até 2030, plano estadual com série de ações para neutralização dos gases de efeito estufa, antecipando em 20 anos as metas estabelecidas internacionalmente no Acordo de Paris.

Em Mato Grosso do Sul, esse assunto ganha destaque, uma vez que a produção agrícola segue em crescimento. No Estado foram plantados 3,7 milhões de hectares de soja, conforme dados da Carta de Conjuntura elaborada pela equipe de estatística da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base nos dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O crédito de carbono virou moeda, um ativo ambiental que virou um ativo financeiro. Esse mercado não é regulado por um ponto de vista público, é regulado pelo ponto de vista de mercado. Esse é o mercado que avança e avança rapidamente. Tem muita gente precisando de crédito de carbono, temos grandes projetos”, exaltou.

Interagro 2023

A 3ª edição consagrou o Interagro como um dos principais eventos do agronegócio de Mato Grosso do Sul. Ao longo dos três dias, aproximadamente 1,3 mil pessoas compareceram ao evento. Para o próximo ano, o presidente do SRCG, Alessandro Coelho, já confirmou a realização da edição de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo