Atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cresceram mais de 1000%

Secretário Athayde Neri confere projeto com alunos do Senac – Foto: Divulgação

Secretário Athayde Neri confere projeto com alunos do Senac – Foto: Divulgação

O número de atividades que serão apresentadas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso do Sul cresceu mais de 1000% se comprado ao ano anterior. Enquanto que em 2014 foram inscritas 106 atividades, este ano já são 1365.

Para atingir este número mais municípios e instituições estão envolvidos. No ano passado 14, dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, participaram da SNTC. Este ano são 31. Já em relação às instituições participantes, o salto foi de 6 instituições para 207.

Apesar do crescimento exponencial, o recurso é praticamente igual ao do ano anterior. O secretário da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Athayde Néri, credita o aumento e sucesso do evento na busca do diálogo com as instituições. “Muito diálogo, a formação do fórum de ciência e tecnologia, o envolvimento e a percepção que a gente precisa unir forças. A sociedade tem uma energia que precisa ser aproveitada. O estado precisa ser catalisador disso. E sem dúvida nenhuma, o sentimento e a criatividade destes jovens estimulados vão gerar muitos resultados positivos para o cotidiano das pessoas”, afirmou.

Do MCTI, Charles Narloch, confirmou que o recurso é semelhante ao de 2014 e disse acreditar que o crescimento da SNTC no estado se deve a maior interação, maior integração e maior persistência na busca de parceiros locais. “Isso com certeza favorece que a Semana tenha maior sucesso a cada ano. Extremamente importante este trabalho que está sendo desenvolvido aqui. E a gente espera que cada vez mais, com essas iniciativas, a percepção da ciência pelas pessoas seja mais sentida, e não apenas os estudantes. Os jovens têm a grande missão de garantir que o futuro seja melhor”, afirmou.

Da esquerda para a direita - secretário Athayde Néri, superintendente Renato Roscoe e governador Reinaldo Azambuja conversam com estudante do IFMS – Foto: Divulgação

Da esquerda para a direita – secretário Athayde Néri, superintendente Renato Roscoe e governador Reinaldo Azambuja conversam com estudante do IFMS – Foto: Divulgação

Ciência e Realidade

O chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares, pontuou que Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um momento ímpar para o Brasil e para o Mato Grosso do Sul, especialmente pelo fato de que é um estado líder em produção agropecuária. “A agropecuária brasileira é pujante. O país é um dos principais exportadores dos grandes alimentos graças à tecnologia e inovação. Há cerca de 30 anos o Brasil importava praticamente tudo que consumia e hoje nós exportamos quase todos os itens alimentares, como grãos, carnes, além de derivados de grãos e de carnes. Esse incremento no agronegócio se deu graças à inovação da ciência e da tecnologia, ao trabalho das instituições, das universidades e dos institutos públicos. A SNTC vem comprovar a importância de se fazer ciência e inovação para o bem da sociedade”, frisou.

A SNTC em MS

A Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), que promove a SNTC em Mato Grosso do Sul espera receber aproximadamente 1,5 mil alunos de escolas públicas e particulares durante o evento.

Na capital, a programação conta com palestras, minicursos e exposições como a Expolumine e a de Microfotografias 3D de espécimes do cerrado, além de estandes das instituições parceiras. Outras ações ocorrem em demais municípios, sendo os principais: Ponta Porã, Dourados, Naviraí, Três Lagoas e Corumbá.

Em Campo Grande as atividades podem ser conferidas no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, entre esta quarta-feira (21) e sexta-feira (23). As visitas ao espaço de exposição e atividades por grupos de alunos acontecem das 7h30 às 17h30 e podem ser agendadas com a superintendência de Ciência e Tecnologia pelos telefones 3316-9165, 3316-9164 ou por e-mail (snctms@sectei.ms.gov.br). A entrada é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo