Atentado mata pelo menos 13 pessoas em Balad, no Iraque

Cafeteria em Balad, no Oeste do Iraque, foi alvo de um ataque terrorista na madrugada desta sexta-feira (13/05). O atentado matou 13 pessoas – Foto: Reuters

Cafeteria em Balad, no Oeste do Iraque, foi alvo de um ataque terrorista na madrugada desta sexta-feira (13/05). O atentado matou 13 pessoas – Foto: Reuters

Um grupo terrorista atacou na madrugada desta sexta-feira (13/05) uma cafeteria que fica localizada em um dos bairros da cidade de Balad, Região Oeste do Iraque, causando a morte de pelo menos 13 pessoas e deixando outras 25 feridas. Os autores do atentado ainda não foram identificados.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os terroristas chegaram ao estabelecimento comercial em dois veículos, tendo os seus membros entrado na cafeteria e atirado contra as pessoas, clientes e funcionários.

Todos os clientes que estavam dentro da cafeteria eram fãs do Real Madrid, time espanhol de futebol, e costumavam se reunir no local para conversar e trocar ideias.

O Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do ataque através das redes sociais. O grupo disse não admitir que muçulmanos sejam torcedores de seleções e times estrangeiros.

Um dos torcedores iraquianos, identificado como sendo Hisham al-Baladaui, disse em entrevista as agências Reuters e Associated Press, que todas as vítimas são fãs do Real Madri, e que mesmo após o atentado continuarão torcendo para o time espanhol.

Em nota divulgada à imprensa, o clube espanhol confirmou o ataque contra a cafeteria, mas disse que o número oficial de mortos é 16 vítimas, e não 13 como foi noticiado nos principais jornais e sites de notícias.

Equipes de resgate, policiais e membros das Forças de Segurança do Iraque foram até o local e isolaram a cafeteria e as ruas próximas. Todos que estavam no local foram identificados e liberados.

Os feridos foram socorridos e encaminhados a hospitais da região. Já os corpos das vítimas fatais foram resgatados e levados para o necrotério.

As autoridades iraquianas locais disseram que 10 mortos eram torcedores do Real Madrid e outros 3 funcionários da cafeteria.

O presidente do Grupo de Torcedores do Real Madrid no Iraque, Qasem Zanad, disse que a organização conta com 4.191 membros, que costumam compartilhar nas redes sociais notícias e imagens do Real Madrid. Eles também costumam o organizar encontros e reuniões para assistir as partidas do clube espanhol, que sempre são transmitidas via televisão na Cafeteria Al Furat, que ficou parcialmente destruída.

Qasem Zanad condenou o ataque e afirmou que todos os membros do grupo de torcedores não deverão ser intimidados, e que permanecerão torcendo incondicionalmente pelo Real Madrid.

Logo depois do ataque contra a cafeteria, jihadistas do Estado Islâmico cometeram outro atentado, desta vez contra as Forças de Segurança do Iraque. Dois policiais e dois civis morreram no ataque.

Com informações das Agências Associated Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo