Atentado a bomba deixa pelo menos 30 mortos e 95 feridos no Iraque

Policial iraquiano vistoria uma área do Estádio de Alexandria, no Iraque, onde um atentado a bomba causou a morte de 30 pessoas neste sábado (26/03) – Foto: Reuters

Policial iraquiano vistoria uma área do Estádio de Alexandria, no Iraque, onde um atentado a bomba causou a morte de 30 pessoas neste sábado (26/03) – Foto: Reuters

Um atentado a bomba ocorrido na manhã deste sábado (26/03) em um estádio de futebol no Sul de Bagdá, capital do Iraque, causou a morte de pelo menos 30 pessoas e deixou outras 95 feridas, das quais 12 em estado grave. O ataque foi reivindicado pelo Estrado Islâmico (EI).

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado causou a morte de Ahmed al Jafari, prefeito do Distrito de Alexandria, onde fica localizado o estádio alvo do ataque. Já entre os feridos estão comandantes da milícia xiita denominada de ‘Multidão Popular’, além de oficiais do Serviço de Segurança do Iraque.

Equipes de resgate e membros da Força de Segurança do país já estão no local, que foi isolado e cercado. As pessoas somente podem deixar a área após identificação.

Autoridades iraquianas informaram agora a pouco, que um terrorista ainda não identificado, com um colete de explosivos, teria se infiltrado entre os torcedores e detonado as bombas assim que se sentou em uma das arquibancadas.

Familiares de vítimas do atentado se desesperam ao saberem da explosão ocorrida neste sábado (26/03) no Iraque – Foto: AFP

Familiares de vítimas do atentado se desesperam ao saberem da explosão ocorrida neste sábado (26/03) no Iraque – Foto: AFP

Houve pânico entre os torcedores e jogadores, que saíram correndo na tentativa de deixar o local. Policiais iraquianos que faziam a segurança tiveram muito trabalho para controlar a multidão, tendo algumas pessoas sido pisoteadas.

A Agência de Notícias ‘Amaq’, vinculada ao Estado Islâmico, anunciou que o grupo realizou no Estádio de Alexandria uma “operação de martírio”, com o objetivo de purificar as pessoas, principalmente milicianos xiitas. Para o EI, o ataque deixou 65 mortos e dezenas de feridos.

Alexandria é um distrito que fica localizado na Província de Babel, onde no último dia 06 de março ocorreu outro atentado de autoria do Estado Islâmico. Na ocasião, 50 pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas.

O atentado de hoje acontece depois que o Exército Iraquiano iniciou uma ação militar, denominada de ‘Operação Fatah’, para tentar libertar a Província de Ninawa, cuja capital é Mossul, que se encontra em poder do Estado Islâmico.

Com informações das Agências Reuters, France Presse e Amaq

Um Comentário sobre “Atentado a bomba deixa pelo menos 30 mortos e 95 feridos no Iraque”

  1. Sera quando que essa onda de terrorismo vai acabar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo