Atentado a bomba deixa 1 morto e 13 feridos no Noroeste da Turquia

O ataque terrorista ocorrido nesta quarta-feira (27/04) em Bursa, no Noroeste da Turquia, deixou pelo menos 1 morto e 13 feridos – Foto: Onur Yurtsever/AFP Photo

O ataque terrorista ocorrido nesta quarta-feira (27/04) em Bursa, no Noroeste da Turquia, deixou pelo menos 1 morto e 13 feridos – Foto: Onur Yurtsever/AFP Photo

Um ataque suicida ocorrido na tarde desta quarta-feira (27/04), por volta das 17h25min (horário local), na cidade turística de Bursa, no Noroeste da Turquia, causou a morte de pelo menos 1 pessoa e deixou outras 13 feridas, segundo informações das autoridades locais.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado aconteceu nas proximidades da Grande Mesquita, que ficou danificada. Os danos ao prédio do templo religioso, no entanto, são insignificantes.

Equipes de emergência, bombeiros, policiais e membros das Forças de Segurança foram mobilizadas e rapidamente chegaram ao local, que foi isolado e cercado.

Testemunhas disseram que a autora do ataque foi uma jovem de aproximadamente 25 anos de idade, que chegou ao local caminhando e com explosivos atados ao próprio corpo. Posteriormente, ela detonou os explosivos.

As autoridades turcas disseram que a única vítima fatal foi a própria jovem autora do ataque, e que o corpo dela ficou completamente despedaçado.

O ministro da Saúde da Turquia, Mehmet Müezzinoglu, disse em entrevista coletiva, que nenhum dos 13 feridos estão em estado grave, e que todos encontram-se internados em hospitais da região.

O ataque aconteceu nas proximidades da Grande Mesquita de Ulu Camii, cujo prédio ficou danificado. O templo foi fechado por tempo indeterminado e a restauração deve começar nos próximos dias.

O ataque de hoje causou pânico nas pessoas que caminhavam pelas imediações, principalmente turistas. Muitos saíram correndo e tentaram se proteger em estabelecimentos comerciais, que rapidamente fecharam as portas.

A polícia isolou toda a área e impediu a aproximação de pessoas, principalmente jornalistas. Imagens do corpo da terrorista foram mostradas na televisão, antes que fosse coberto por um lençol.

A cidade de Bursa possui atualmente cerca de 2,7 milhões de habitantes é a quarta maior da Turquia e onde se concentram várias indústrias. Antigamente era conhecida por Prusa e/ou Brusa e é onde estão numerosos vestígios da era otomana, porque a mesma era a principal capital do Império Otomano.

O atentado de hoje acontece um dia depois da emissão de um alerta feito pela Embaixada dos Estados Unidos (EUA) no país, devido as “sérias ameaças feitas a turistas.

O Governo da Turquia decretou estado de alerta máximo em todo o país em decorrência das ameaças feitas pelo Estado Islâmico (EI). Em fevereiro e março deste ano, dois ataques com carros-bomba deixaram dezenas de vítimas em Ancara.

Os ataques, no entanto, foram reivindicados pelo Grupo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), uma facção dissidente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo