Ataque a mesquita deixa 59 mortos e 150 feridos no Paquistão

Crédito: Maaz ALI / AFP

Terroristas ainda não identificados atacaram na tarde desta segunda-feira (30) uma mesquita na cidade de Peshawar, no Noroeste do Paquistão, próximo à fronteira com o Afeganistão, provocando a morte de ao menos 59 pessoas e deixando mais de 150 feridos. Os autores ainda não foram presos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, dois homens com explosivos amarrados ao corpo entraram na mesquita e detonaram as bombas, provocando uma forte explosão. Parte do prédio desabou. O ataque aconteceu por volta do meio-dia, quando os homens faziam suas orações.

Equipes de resgate e membros das forças de segurança foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado. Todas as ruas de acesso a mesquita foram bloqueadas e o tráfego de veículo foi suspenso na região.

As pessoas que estavam dentro e fora da mesquita entraram em pânico e correram desesperadas, provocando um caos na região. Uma parede da mesquita desabou sobre os fiéis, soterrando-os.

Crédito: Maaz ALI / AFP

A mesquita fica localizada próxima a um quartel-general da polícia e um departamento de polícia antiterror. Acredita-se que os alvos do ataque seriam esses dois prédios, que são extremante vigiados.

Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, porém as autoridades paquistanesas acreditam que o Grupo Talibã esteja por trás do atentado, afim de desestabilizar o governo paquistanês.

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, foi a um hospital visitar os feridos. Ele disse que “os terroristas querem criar medo mirando naqueles que cumprem o dever de defender o país.

O chefe de governo do Paquistão condenou veementemente o ataque, chamando-o de atentado terrorista. Ele disse que a morte de civis inocentes nada tem a ver com a verdadeira religião islâmica.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo