‘Ataque à América’, diz Donald Trump ao chegar para julgamento

Ex-presidente é acusado de falsificar registros financeiros

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chegou ao Tribunal de Manhattan, em Nova York, para o início do julgamento em que é acusado de falsificar 34 registros financeiros para encobrir um suposto suborno à ex-atriz pornô Stormy Daniels e disse que o processo é um “ataque à América”.

Ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump

Donald Trump pode pegar até quatro anos de prisão (Foto: Ansa)

“Nunca aconteceu nada parecido antes”, afirmou o pré-candidato republicano à Casa Branca nas eleições de 2024, acrescentando que as acusações contra ele são uma “perseguição política”.

Trump é o primeiro ex-presidente na história dos EUA a responder a um processo criminal e pode pegar até quatro anos de prisão, em julgamento que acontece em plena corrida eleitoral.

“Quando entrar no tribunal, sei que terei atrás de mim o amor de 200 milhões de americanos e que lutarei pela liberdade de 325 milhões de americanos”, escreveu o magnata em sua rede social, a Truth, antes de ir para o julgamento.

Trump é suspeito de ter pagado US$ 130 mil a Daniels, cujo nome verdadeiro é Stephanie Clifford, em 2016, através de seu então advogado Michael Cohen, para comprar o silêncio da ex-atriz pornô sobre uma suposta relação sexual. O objetivo do magnata seria evitar possíveis efeitos negativos na reta final da campanha presidencial daquele ano.

Segundo a Procuradoria de Manhattan, Trump teria registrado o reembolso feito a Cohen pelo suposto suborno como “despesa jurídica”, o que pode configurar crime. No entanto, uma eventual condenação – inclusive à cadeia – não impediria a candidatura do ex-mandatário.

Trump nega as fraudes e qualquer relação com Daniels e diz que não terá um julgamento justo em Nova York, cidade amplamente democrata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo