Arte educadores são o centro da cena no 1° seminário estadual cultura e educação

Campo Grande (MS) – O 1° Seminário Estadual Cultura e Educação – Território da Arte na Escola, que acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, em Campo Grande, é um evento que tem despertado uma grande expectativa nos profissionais da arte educação de Mato Grosso do Sul. A Associação Sul-Mato-Grossense de Arte Educadores (ASMAE) é parceira da iniciativa e considera o seminário um marco na retomada da capacitação destes profissionais que têm uma potencialidade fundamental na difusão da produção artística e cultural de Mato Grosso do Sul.

Em janeiro deste ano, a entidade, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promoveu o 1° Ciclo de Formação no Ensino das Artes, no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS), o que garantiu o início das discussões que tiveram o intuito de leva as expressões culturais locais para as salas de aulas e outros espaços pedagógicos. “A expectativa para este novo encontro com os arte-educadores que atuam em Mato Grosso do Sul é grande porque a arte educação ficou esquecida por muito tempo em nosso Estado. Desde que a nova diretoria da ASMAE assumiu este ano, estamos buscando socializar estes profissionais entre si e também com os artistas locais e ainda iniciamos a atualização do cadastro dos professores de arte que trabalham nas escolas do Estado”, explicou o membro da nova diretoria da ASMAE, Marcos Vinícius Garcia.

Para o professor de arte, o 1° Seminário Estadual Cultura e Educação – Território da Arte na Escola vai ampliar ainda mais a troca de informações e auxiliar no diagnóstico sobre o que os profissionais pensam sobre o trabalho que atualmente está sendo desenvolvido nas escolas e conectá-los com o panorama cultural de Mato Grosso do Sul.

A arte educadora de Jardim, Robemares França do Amaral considera o seminário uma ótima oportunidade para aprender novas técnicas artísticas para serem aplicadas na sala de aula. “Me inscrevi na oficina de música porque não tive muitas informações sobre essa área quando fiz faculdade na UNIGRAN”, lembrou.

A professora Alcejane Carneiro, de Bataguassu, pretende aperfeiçoar seus conhecimentos nas áreas de dança e teatro. “Nunca tive aulas práticas dessas expressões artísticas. Capacitações como estas que acontecerão no seminário são muito importantes porque nosso município é muito pequeno e a arte educação ainda está se desenvolvendo aqui. Além disso, os alunos não têm apoio no acesso ao conhecimento da arte, participam apenas em poucos projetos realizados pela prefeitura”, lamentou.

Kariney Magalhães, arte educadora de Caracol, acredita que a cultura popular de Mato Grosso do Sul é muito rica. “Vai ser muito bem vindo este reencontro especialmente dos professores concursados do Estado. Há muito tempo não acontece formação na nossa área”, finalizou.

A Associação Sul-Mato-Grossense de Arte Educadores (ASMAE) foi criada em 1987 com a finalidade de contribuir para o avanço do ensino de arte na história do Estado e do País, tendo atuado junto à Federação de Arte Educadores do Brasil, nos esforços para a obrigatoriedade do ensino de artes incluído na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 – a LDB, lei que regulamenta a educação brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo