Arqueólogos encontram artefatos funerários do Egito Antigo em Saqqara

A descoberto revelou uma série de artefatos, como sarcófagos, vasos com vísceras, animais mumificados e outros objetos.

Arqueólogos franceses e egípcios localizaram esta semana em Saqqara, nas proximidades de Guizé, no Egito, uma série de artefatos funerários do Antigo Egito, incluindo alguns sarcófagos, anunciou o Ministério de Antiguidades do país. A região foi completamente isolada e somente pessoas autorizadas podem entrar.

Trata-se de mais uma nova descoberta que pode revelar mistérios do Antigo Egito. Foram desenterrados na Necrópole de Animais Sagrados de Saqqara, uma série de sarcófagos, vasos com vísceras de múmias, animais mumificados, além de objetos clássicos de enterros realizados no Antigo Egito.

Entrada de Saqqara / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

Os arqueólogos também encontraram o túmulo do sacerdote Wahti, o qual estava decorado com imagens diversas, além de conter caixas com pássaros mortos e outros animais sagrados mumificados. Muitas dessas descobertas estão sendo consideradas extremamente raras.

Até o momento foram encontrados cinco sarcófagos novos, os quais contém hieróglifos do período antigo. Também foram localizados quatro ‘nichos’ internos de um salão funerário com caixões de madeira de sepultamentos realizados no Período Tardio.

Um sarcófago em forma humana foi encontrado e ele estava acompanhado de uma série de artefatos históricos e clássicos, entre eles 365 estatuetas (usahabtis) que iriam servir de servos dos mortos. Alguns continham textos.

Um pequeno obelisco de madeira com 40 centímetros de altura também foi encontrado. Representações de deuses em imagens (Ísis, Hórus e Néftis), além de uma estátua (Ptah-Sokar-Osíris) também foi localizada.

Cerâmicas também foram encontradas no sítio arqueológico, tendo sido elas catalogadas antes de serem removidas para um local seguro. Três vasos canópicos contendo vísceras que foram removidas de um corpo mumificado foram localizados e catalogados.

Máscaras mortuárias e adornos de corpo, como um grande colar, foram resgatados e serão analisados antes de serem catalogados.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo