Após um século, comunidade quilombola recebe luz pela 1ª vez graças a energia solar em Alagoas

E+Comunidades Solares: Alagoanos comemoram a chegada da energia elétrica em comunidade quilombola localizada em Piaçabuçu. Projeto da Equatorial Alagoas leva esperança e mais qualidade de vida para 43 famílias do povoado banhado pelas águas do Rio São Francisco

Já imaginou passar um dia inteiro sem energia elétrica? Sem acesso aos meios de comunicação, a eletrodomésticos ou a um simples prazer de ter uma lâmpada iluminando a casa? Essa realidade que parece impossível foi vivida desde a década de 80 por 43 famílias da comunidade quilombola Pixaim, o último povoado banhado pelas águas do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, município localizado no extremo sul de Alagoas.

Famílias da comunidade quilombola Pixaim, em Piaçabuçu, no extremo Sul de Alagoas, recebeu luz, pela 1ª vez, graças a energia solar (Crédito: Divulgação Equatorial Alagoas)

Com o objetivo de mudar a realidade das famílias alagoanas que vivem em comunidades isoladas, a Equatorial Alagoas, por meio do projeto E+ Comunidades Solares, cumpre seu papel social ao beneficiar famílias do povoado Pixaim com energia de fonte limpa e sustentável por meio de sistemas fotovoltaicos, que são placas solares que transformam a luz do sol em eletricidade. O sistema é composto por uma estrutura metálica e funciona através de baterias de última geração, que armazenam essa energia e permite a disponibilidade de luz de forma ininterrupta o ano inteiro.

Hoje é um dia muito importante e feliz para o Grupo Equatorial Energia. Estamos realizando um sonho antigo da comunidade Pixaim, através da instalação de placas solares de energia elétrica, que vão proporcionar mais qualidade de vida, dignidade e oportunidades para as famílias do povoado. É gratificante fazer parte desse momento e poder reafirmar o compromisso da Distribuidora com os alagoanos”, mencionou o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares.

A iniciativa ocorre com a instalação de placas de energia solar nas residências dos moradores, através do Sistema de Geração Solar Individual, com isso, as famílias da região que não possuíam acesso à energia, passam a ter mais qualidade de vida com acesso a eletrodomésticos como televisão, liquidificador e geladeiras para armazenar alimentos e tomar água gelada, por exemplo. O investimento realizado na comunidade quilombola em Alagoas é de aproximadamente R$ 750 mil.

Um dos beneficiados pelo projeto é o pescador Edilson dos Santos. Morador da comunidade há 14 anos, ele conta sobre as dificuldades que sempre teve para armazenar os alimentos e da expectativa com a chegada da energia elétrica na comunidade.

O presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Santos, participou do lançamento do projeto E+Comunidades, em Piaçabuçu (Crédito: Divulgação Equatorial Alagoas)

Perdia muito produto pela dificuldade de armazenamento e muitas vezes nem tinha dinheiro para comprar o gelo. Nosso produto acabava perdendo o valor por não ser fresco”.

Mas agora com a chegada da energia vai ser diferente, vamos ter mais valor no pescado, que é a nossa fonte de renda. A gente só tem a agradecer pela Equatorial ter trazido luz e esperança para a nossa comunidade”’, comemora.

Emocionada, a moradora da Comunidade, Alexandra Sales, relata que não tem como explicar o sentimento de gratidão e alegria que está sentindo nesse momento.

Há anos vivemos na expectativa de ter energia em nossa comunidade. Assistir TV era uma realidade distante pra gente e saber que meus filhos e netos estão tendo a oportunidade de assistir um desenho pela primeira vez é algo inexplicável. O sentimento é de eterna gratidão. Vocês não têm noção da felicidade que estamos sentindo agora”, disse.

E+Geladeira Nova

Além de levar energia elétrica para a comunidade e instalar toda parte elétrica das residências, a Equatorial Alagoas realizou a doação de geladeiras novas e econômicas para todas as famílias quilombolas do Pixaim. Pela primeira vez na história do povoado, os moradores terão a oportunidade de beber água gelada e armazenar seus alimentos e de ter uma geladeira novinha, doada pela Equatorial.

“Pensamos em cada detalhe para realizar esse sonho da comunidade, que se tornou o nosso também. Doamos e entregamos geladeiras novas e eficientes para todos os moradores. Garantindo esse acesso, a gente consegue garantir também qualidade de vida para todas as famílias do povoado”, menciona o presidente.

No total, foram entregues 43 refrigeradores novos que possuem o selo A Procel de Eficiência Energética, o que certifica que o eletrodoméstico conta com baixo consumo energético. Os equipamentos foram doados por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto

O projeto E+ Comunidades Solares faz parte de um dos compromissos do Grupo Equatorial Energia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – da ONU, que visa garantir o acesso à Energia Limpa e Sustentável e são uma iniciativa global que reúne empresas engajadas na realização de ações que visam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Desde 2017, quando o Grupo Equatorial lançou o projeto E+ Comunidades Solares já foram realizadas cerca de 20 mil ligações, beneficiando mais de 80 mil famílias nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Amapá e Alagoas. Um investimento de mais de R$ 700 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo