Após queda no preço da banana, produtores rurais no Vale da Ribeira (SP) iniciam demissões de trabalhadores

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os produtores rurais do Vale da Ribeira, no Estado de São Paulo, principal região produtora de banana no Brasil, iniciaram esta semana a demissão de trabalhadores, em decorrência da queda no preço do produto e da baixa procura. Muitos trabalhadores já foram demitidos, e outros devem ser dispensados nos próximos dias.

De acordo com informações do presidente do Sindicato Rural do Vale da Ribeira, Jefferson Magário, os produtores rurais da região começaram a demitir os funcionários em decorrência da retração nas vendas, ocasionada rela redução do poder de compra dos consumidores.

Para Jefferson Magário, os consumidores estão deixando de comprar determinados produtos, com a banana, que se encontra com um valor relativamente baixo, para comprar outros (frutas) cujo preço é menor ainda.

“Quando o consumidor chega ao supermercado ele encontra outro tipo de fruta com um preço menor do que o da banana, e opta por levá-lo”, disse o presidente do Sindicato.

Segundo Rogério Menezes Rodrigues, de 32 anos, produtor rural na Região do Vale da Ribeira, muitos agricultores estão desistindo de continuar na atividade de bananicultura, principalmente por causa da queda na procura pelo produto e, sobretudo, em decorrência da baixa no preço.

“Está difícil trabalhar no setor, e para tentar contornar a situação, estamos sendo obrigados a demitir funcionários”, afirmou Rogério Menezes Rodrigues.

Dados do Sindicato Rural do Vale da Ribeira mostram que nos últimos 12 meses o preço do quilo da banana nanica teve uma queda de 30%, saltando de R$ 0,90 para R$ 0,63.

Ainda segundo Jefferson Magário, com o atual cenário de retração nas vendas da banana, e devido à crise financeira que assola o país, fazendo com que haja aumento nos impostos, os produtores rurais foram obrigados a demitir funcionários. Em média, cada produtor da região demitiu 30% de seu pessoal.

A banana é a principal fonte de renda da maioria dos municípios região, e esta crise no setor deverá afetar consideravelmente a economia dessas cidades.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo