Antes do seu tempo…

Jornalista Victor Currales – Foto: Arquivo Pessoal

Jornalista Victor Currales – Foto: Arquivo Pessoal

Próximo de fechar o seu terceiro mandato e até com certo atraso, há que se resgatar o perfil visionário do atual prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Unirio Rolim, que enxergou o futuro e executou obras estruturantes e definitivas.

Mais que metade das obras estruturais como Escolas, Postos de Saúde, Pontes de Concreto, Parques Ecológico e Aquático, Fundações, Centro de Eventos, Hospital Municipal, Unidades Habitacionais, além de atuar permanentemente nas articulações para a vinda e permanência do Governo Federal e Estadual com a vinda de órgãos como Fórum, MPE, TRE, Tribunal Regional do Trabalho, INSS entre outras como a melhoria do sistema viário municipal rural e estrutural da cidade, foram realizadas e conquistadas em uma de suas gestões.

Além disso é importante também destacar as ligações do centro da cidade com bairros periféricos e distritos, a criação do Centro de qualificação Profissional que tem contribuído para que o município pudesse hoje ter a capacidade de oferecer mão de obra qualificada às empresas destacando hoje na geração de emprego como também em ações sem obras físicas, mas que dão ao município status de referência como os avanços na Educação, Assistência social e Saúde.

Por ter realizado esse extraordinário e dedicado trabalho no contexto sócio-político-econômico em São Gabriel do Oeste, Adão Unírio Rolim, têm contribuído de forma destacada para o desenvolvimento do estado e hoje reconhecidamente várias honrarias vêm sendo outorgadas a ele como foi recentemente os Títulos de Cônsul Honorário do Rio Grande do Sul, Cidadão Sul-Mato-Grossense, concedido por intermédio do parlamento sul-mato-grossense.

Em alguns momentos de sua administração não esteve alinhado politicamente ao governo estadual, porém sua administração teve sucesso, devido ao apoio do governo federal e o empenho de sua equipe que contou com a compreensão do povo são-gabrielense.

Acredito que a partir dessa busca das relações institucionais com todos os Deputados Federais e Senadores, o seu governo mudou de cara e os recursos passaram a chegar com regularidade. Rolim apresar de estar pagando um alto preço hoje, teve a feliz ideia de concretizar a parceria com o Partido dos Trabalhadores, o que lhe permitiu carrear recursos do governo federal, com a força dos seus secretários do PT, que hoje fazem parte de sua base política.

A sua visão futurista ensejou a extensão da Avenida Mato Grosso do Sul, com a interligação do Bairro Jardim Gramado através de uma ponte de concreto em seu segundo mandato, culminando com o ousado e futurista projeto urbanístico do Parque Ecológico num conjunto de benefícios que melhorou sensivelmente a qualidade de vida da população do entorno bem como a valorização imobiliária da região.

Embora criticado por imediatistas, essas obras influenciaram a implantação e o desenvolvimento de novos bairros e conjuntos habitacionais. Recentemente já na atual gestão a execução de um eixo, no meio do mato, numa área de brejo, Rolim abriu caminhos para a cidade tomar um novo rumo e uma nova fronteira habitacional se formou com o prolongamento da Rua alagoas e a construção de uma nova ponte de concreto.

A cidade chega aos seus 25 mil habitantes, com ótima infraestrutura, certamente é o que faz a diferença entre as demais da região, desafios ainda são grandes apesar de estarmos muito próximo do pleno emprego, no entanto questões como habitação, saúde, educação e segurança precisam avançar e para visionários, o futuro é hoje e o momento de fazer é agora.

Nesse pensar, quem vasculhar o legado do prefeito Rolim irá descobrir no futuro que ele administrou São Gabriel do Oeste antes de seu tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo