Animal Equality lança campanha para que a rede de Supermercados Delta venda apenas ovos livres de gaiolas

O compromisso cage-free dessa empresa poderá impactar mais de 60 mil galinhas, que deixariam de viver em gaiolas minúsculas

São Paulo, 01 de agosto de 2023 – Após dois anos de tentativas de negociações sem sucesso, a Animal Equality lança uma campanha para demonstrar ao Supermercado Delta que a sociedade cada vez mais repudia a venda de produtos que não levam o bem-estar animal em consideração, como é o caso dos ovos provenientes de sistemas de gaiolas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido do Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal, apontou que 88% dos consumidores brasileiros se preocupam com as condições de bem-estar dos animais.

Foto: Divulgação

Nas gaiolas, cada galinha tem o espaço equivalente a metade de uma folha de caderno, este confinamento extremo é reconhecido pela comunidade científica como prejudicial ao bem-estar das aves. A restrição severa de espaço impede movimentos básicos como abrir as asas e caminhar, negando às galinhas a oportunidade de expressar comportamentos naturais como ciscar, tomar banho de areia, empoleirar-se e botar ovos em ninhos.

Desde que começou a atuar no Brasil em 2017, a Animal Equality já atuou para que 95 empresas assumissem o compromisso de adotar sistemas livres de gaiolas, o que significa que, no futuro, pois as empresas têm um prazo para se adaptarem, mais de 21 milhões de galinhas deixarão de viver em gaiolas. A Animal Equality estima que, ao assumir o compromisso, o Supermercado Delta contribuirá para que mais de 63 mil galinhas deixem de viver em gaiolas.

O sistema alternativo conhecido como “cage-free” (livre de gaiolas) oferece mais espaço para cada ave, além de poleiros e ninhos. Alguns dos concorrentes do Delta que já adotaram esse compromisso são as redes de supermercados Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Cencosud e Veran.

“A Animal Equality está comprometida em convencer o Supermercado Delta a adotar uma política de ovos livres de gaiolas, buscando garantir melhores condições de vida para as galinhas e promover um setor de produção mais ético e sustentável”, afirma Steffan Edward, Gerente de Relações Corporativas da Animal Equality Brasil.

Galinhas soltas na área externa (Foto: Divulgação)

Galinhas soltas na área externa (Foto: Divulgação)

Atender às necessidades comportamentais das aves (banho de poeira, empoleiramento, acesso ao ninho e ciscar) melhora o bem-estar e provavelmente resultará em uma ave que é capaz de responder melhor às doenças. O sistema em gaiolas têm mais chance de ocorrer contaminação do ovo por salmonela do que em sistemas livres de gaiolas.A salmonela é responsável por um terço dos surtos de doenças transmitidas por alimentos no Brasil e o ovo é o principal causador desses surtos.

Sobre a Animal Equality:

Além de incentivar as empresas a adotar padrões de bem-estar animal, a Animal Equality desempenha um papel crucial ao expor a crueldade no setor agropecuário por meio de investigações secretas e trabalha em níveis legislativos para promover políticas que protejam os animais. A organização também está empenhada em conscientizar as pessoas sobre a importância de reduzir ou eliminar o consumo de carne, leite e ovos, visando proteger os animais e promover uma alimentação mais compassiva.

Fonte: Animal Equality Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo