Animais e fogos-de-artifício: Homeopatia mantém pets calmos durante as festas de fim de ano

A chegada do fim do ano, sempre acompanhada de festas, troca de presentes e alegrias para os humanos, pode ser apavorante para os animais, em especial os pets.

Queima de fogos em geral apavora animais que, assustados, podem até morrer ou adoecer gravemente – Foto: Divulgação

As festividades natalinas e de Reveillon, onde muitas pessoas tem o hábito de soltar fogos de artifício, significam momentos de medo para muitos cães e gatos. Em casos extremos, os animais podem até fugir de casa e se perder, na tentativa de se esconder dos barulhos ou até mesmo vir a morrer por atropelamento ou danos cardíacos causados pelo susto, medo e estresse intensos.

Para este tipo de situação, além providenciar um local seguro para que o animal fique acomodado durante a queima de fogos, indica-se o tratamento preventivo por meio da homeopatia. Estes cuidados podem ser determinantes para a saúde e bem-estar do animalzinho e tranquilidade dos donos dos pets.

 “A homeopatia aumenta a tolerância e a sensação de segurança dos animais frente ao medo por barulhos intensos. O ideal é iniciar o tratamento antes das festas visando o preparo daqueles animais que já apresentaram histórico de estresse devido os fogos. Se ocorrer algum tipo de ferimento devido ao desespero do animal (alguns se machucam ao se jogarem em portas de vidros ou escalar muros e grades) o tratamento indicado, além do CalmSigo, é o TraumaSigo, produto homeopático indicado para restabelecimento de traumas. CalmSigo mantém os animais mais serenos e o TraumaSigo colabora na recuperação do problema, devolvendo o equilíbrio físico e comportamental ao animal”, esclarece e médica veterinária e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária.

A administradora Renata Siega Milani conhece de perto das dificuldades de lidar com animais apavorados devido os fogos. Ela tem duas cachorras – Kiara e Panda das raças dálmata e bodder collie, ambas adotadas e ainda um gato, o Chiclete. As festividades de final de ano deixam os animais bastante agitados e preocupam a dona.

“Os três se assustam muito com fogos, mas as cachorras sofrem muito mais. Geralmente nos primeiros momentos, eles tentam se esconde dentro de casa, choram pedem colo e é muito triste vê-los assim e não poder fazer nada. Após o fim da queima de fogos, em geral a Kiara (dálmata) fica muito depressiva”, conta Renata.

Diante das várias tentativas frustradas de acalmar os pets durante a queima de fogos, Renata decidiu utilizar a homeopatia como recurso para manter seus animais tranquilos e livres de problemas de saúde durante o período.

“Ainda não utilizei homeopatia com meus animais para outras finalidades, mas ao acompanhar exemplos da eficácia, pretendo utilizar neste final de ano para assim, mantê-los calmos”, afirma.

Dicas – Além da homeopatia, outras medidas colaboram para a tranquilidade e saúde do animal no período, tais como: manter seu pet em um local seguro e sem acesso à rua, evitando assim que fuja assustado; colocar coleiras com plaquinha de identificação. Caso ele fuja, pode ser encontrado mais facilmente; oferecer atenção e carinho para mantê-lo calmo; evitar deixar o animal sozinho durante a queima de fogos e sempre consulte o veterinário para que este profissional esclareça e oriente sobre outras medidas para tornar o período menos traumático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo