Aluna da Uniderp cria página em rede social sobre sua luta contra o câncer de mama

Iniciativa auxilia outras mulheres em situação semelhante, já que relata sua experiência em diferentes estágios do tratamento.

Aos 34 anos, a acadêmica do curso de Enfermagem da Uniderp, Karen Marcela Leone não imaginava ter contato com o câncer de mama além da teoria estudada em sua graduação. Sem registros na família e distante da faixa etária considerada de risco, a aluna foi surpreendida com o diagnóstico da doença, mas resolveu lidar com esta fase de sua vida de uma maneira diferente.

Para informar pessoas próximas e amigos sobre o tratamento, além de dividir suas experiências, Karen criou a página no Facebook ‘Tenho Câncer e Agora’. “Descobrir que você tem câncer pode ser assustador, mas podemos aprender e melhorar todos os dias, mesmo em meio ao caos”, comenta Karen.

Ao expor sua vivência em diferentes estágios da doença, a página atraiu o interesse de outras mulheres que, assim como ela, foram surpreendidas pelo câncer antes dos 50 anos. Na comunidade virtual há espaço para mensagens de otimismo e solidariedade de amigos, orientações sobre prevenção e, no bate-papo reservado da rede social, mulheres compartilham suas inseguranças, ansiedades e dúvidas sobre o tratamento. “Uso meu conhecimento em Enfermagem para informá-las”, completa.

O câncer de mama é o segundo tipo de carcinoma mais frequente no mundo, mas em Mato Grosso do Sul ocupa o topo do ranking.  Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam 770 novos casos no Estado, em 2014. Campo Grande responde por 48% do total.

O diagnóstico de Karen fará parte das estatísticas de 2015. Descoberto em janeiro, o tumor foi retirado pouco tempo depois. “Em março, fiz a mastecnomia, em seguida comecei a quimioterapia e agora estou na radioterapia”, revela.

Segundo a acadêmica, na batalha pela recuperação, não se deixar abater foi importante para enfrentar a doença. “Minha vida não parou. Saí do trabalho por questões médicas, mas continuei cuidando da família, das minhas filhas e cursando Enfermagem. Os professores e colegas de sala também me apoiaram muito”, conta.

Todos contra o câncer de mama 

O mês alusivo ao Outubro Rosa e a convivência com a luta de Karen contra o câncer de mama motivaram professores e colegas de Enfermagem da Uniderp a aprimorarem a formação na área da oncologia. Nesta quarta-feira, nos períodos matutino e noturno, os acadêmicos realizam um ciclo de palestras com especialistas sobre o tema, na unidade Agrárias. Para participar basta comparecer ao local, a partir das 7h30.

“Além de compartilhar minha experiência com o tratamento da doença, a abertura trará uma história de superação. A professora da instituição, Joana Aguirre, contará como venceu o câncer de mama e como profissionais de Enfermagem colaboraram no processo”, revela Karen.

Às 9h, a docente de Enfermagem e especialista em cuidados intensivos, em oncologia e cuidados paliativos, Janaina Paes de Souza, apresenta aspectos do tratamento do câncer de mama em hospitais. Logo após, a enfermeira especialista em oncologia e cuidados paliativos, Ana Paula de Oliveira Lima, explica sobre o serviço oferecido pela rede privada de saúde.

Às 19h, o evento terá nova abertura com apresentação cultural, seguido de palestra com o cabelereiro e protesista capilar Pedro Filatíga. O evento encerra com apresentação o sobre tratamento do câncer de mama em clínicas particulares.

SERVIÇO

Outubro Rosa na Uniderp Agrárias

Dia: 28 de outubro

Horário: das 7h30 às 11h30 e das 19h às 21h

Local: Uniderp Agrárias

Endereço: Rua Alexandre Herculano, 1.400.

Entrada Franca

Fonte: S2Publicom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo