ACLASP celebra os 469 anos da cidade de São Paulo na ALESP

Foto: Divulgação

Aconteceu nesta segunda-feira (23) o evento realizado na (ALESP) Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a celebração que comemorou o Aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo e também o aniversário de Tom Jobim, um ícone da nossa cultura, que estaria fazendo 96 anos, no dia 25 de janeiro de 2023.

O evento promovido pela ACLASP –  Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo, que ao longo dos anos tornou-se uma instituição criada com o objetivo de preservar a língua portuguesa, preservar a memória do país, homenagear pessoas de destaque que contribuem para o desenvolvimento da sociedade. A ACLASP não tem fins lucrativos e realiza diversas atividades beneficentes junto ao Hospital das Clínicas, ONGs, e ajuda pessoas que desenvolvem um trabelho social alimentando ou ajudando pessoas carentes.

Com diretoria formada por: Roberto Ferrari, presidente, Jamil Hassan, vice-presidente, Zaine Assaf, diretora de relações públicas e Edvaldo Rosa, primeiro secretário. A ACLASP foi criada para se contrapor a instituições que fizeram da cultura um mercado de títulos e comendas.

A cerimônia foi conduzida sob o olhar de Roberto Ferrari, natural de São Paulo, que se formou em engenharia e fez duas pós-graduações. Aos 54 anos de idade resolveu seguir sua real vocação: Escrever. Roberto iniciou sua carreira literária em 2011 e já publicou os livros: Sublime Amor, Ventos da Paixão, Identidade Assassina, Fundamental como o Amor, Refúgio da Alma, Negócios de Sangue, Intenso como a Vida, Mansão Molnár, Juras Apaixonadas, O Ceifador de Almas e Suplício de Amor, entre outros.

Além de pertencer a várias Academias de Letras e é Presidente da ACLASP- Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo, Roberto já recebeu diversas homenagens e entre elas pode-se destacar a feita pela ABRASCI que o elegeu para ocupar a cadeira de nº 39, cujo patrono é Vinicius de Moraes.

No transcorrer de sua curta carreira, Roberto já participou de mais de 160 Antologias Poéticas. Como ele mesmo diz o trabalho em prol da cultura, é árduo, porém dignificante.

A mesa de honra da solenidade foi composta por pessoas de expressão que através de suas ações desenvolveram nossa sociedade e também lutaram por justiça e igualdade. A mesa de honra foi formada por:

Roberto Ferrari (Presidente da ACLASP), Tirso Meirelles

(Presidente do SEBRAE Brasil), Deputado Rodrigo Moraes, Cidinha Raiz (Comendadora da Ordem Internacional dos Parlamentares da Língua Portuguesa e Nações de linguística Portuguesa), Comandante Carlos Alexandre Braga (Inspetor Superintendente da GCM SP),

O evento deu posse a três novos membros da ACLASP que com certeza elevarão o nome da academia por seu trabalho em prol da sociedade paulistana. Os empossados da noite que celebrava o aniversário da cidade de São Paulo foram:

Luiz Antonio L. Travain, Pontes de Miranda (Colegiado de Ciências Jurídicas), Dr. Umberto Luiz Borges D’urso (advogado), Heráclito Fontoura Sobral Pinto (Colegiado de Ciências Jurídicas), Cybele Imamura (hipnoterapeuta), Dave Elman (Colegiado de Ciências Médicas).

Durante o evento várias personalidades foram homenageadas com o Diploma Fundação Cidade de São Paulo por seu mérito em vários campos de atuação. Os homenageados com o Diploma Fundação Cidade de São Paulo foram:

Deputado Rodrigo Moraes, Comandante Carlos Alexandre Braga, Samantha Ribeiro Meyer, Paulah Gauss, Cely Rodrigues, Cristina Gardin,

Silvana Rocha, Dra. Flávia Ohde, Vereador Jose Galvão, Missionário José Olímpio, Anesio Fassina, Rose Bauer, Zanir Furtado, Alessandro Sgro, Glauber Bassi, Samanta Constantino, Aline Araújo, Anderson Nascimento, Katia Boulos, Ângela Meneguello, Grupo Um Toque a Mais, receberam o Diploma Zumbi dos Palmares: Maria Aparecida Pinto –  Cidinha Raiz (Comendadora da Ordem Internacional dos Parlamentares da Língua Portuguesa e Nações delinguísticaPortuguesa), Yakini Nunes Rodrigues

(Stylistics e RP Pautada na D&I).

Durante o evento aconteceram várias apresentações artísticas que abrilhantaram a noite e podemos citar a cantora Paulah Gauss, Grupo de samba Um Toque a Mais, a harpista Cely Rodrigues e o cantor Alessandro Sgro, e ponto alto do evento deu-se com o ilusionista Issao, que é comprovadamente o primeiro ilusionista do Brasil. Foi ele quem diferenciou pela primeira vez na história o termo “mágica” do termo “ilusionismo”. Considerado pela mídia brasileira como O maior ilusionista do Brasil de todos os tempos pelo conjunto de obras inéditas realizadas por duas décadas seguidas.

Hoje Issao Imamura é um especialista em comportamento humano, desenvolvendo esta habilidade por 4 décadas, sob uma ótica muito particular: pela perspectiva da arte do ilusionismo. Com este conhecimento único, o artista se tornou um mentor e sua arte se tornou uma ferramenta transformadora da mentalidade humana, encerrando a cerimônia festiva com chave de ouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo