ABORL-CCF chama a atenção para o impacto da rinossinusite na qualidade de vida

No Dia Mundial da Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal, 20 de abril, haverá live e orientações de especialistas

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e a Academia Brasileira de Rinologia (ABR), com o apoio da Farmacêutica Sanofi, celebram o Dia Mundial da Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal, comemorado em 20 de abril, promovendo a conscientização da população sobre os impactos negativos da rinossinusite na qualidade de vida e orientando sobre os tratamentos dessa enfermidade.

Foto: Divulgação

A rinossinusite crônica, popularmente chamada de sinusite, é caracterizada pela inflamação da mucosa do nariz e dos seios da face e apresenta sintomas como congestão e secreção nasal, perda do olfato, dor na face, tosse, entre outros.

Somente em São Paulo, aproximadamente 500 mil pessoas passam pelo problema, segundo um estudo de 2014, da USP (Universidade de São Paulo). A rinossinusite crônica com pólipo nasal é considerada um subtipo dessa doença.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Euforea, rede de cientistas que trabalham com alergias e doenças das vias aéreas na Europa, envolvendo pessoas que sofriam com a rinossinusite crônica com pólipo nasal, apontou a necessidade de maior conscientização sobre o diagnóstico dessa doença que impacta na função social e no bem-estar.

“Os pacientes têm a sua qualidade de vida muito afetada em função da perda maior ou menor do olfato, da congestão nasal, da piora na qualidade do sono, da dor facial, da tosse, entre outros sintomas, como depressão, e impacto nas interações sociais. É muito comum apresentarem comorbidades como asma, dermatite, conjuntivite, entre outras. Assim, o impacto na qualidade de vida diária é muito significativo e nas pessoas que circundam o paciente também”, explicou o presidente da ABORL-CCF, Renato Roithmann.

Programação

No dia 20, às 12h, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial realiza a live “Doutor, sinusite tem cura?”, com transmissão nos perfis do Instagram da ABORL-CCF e no Otorrino e Você, simultaneamente. Na ocasião, os presidentes da ABORL-CCF e da ABR, os doutores Renato Roithmann e Marcus Lessa, respectivamente, junto à professora doutora Wilma Anselmo Lima e o Dr. Luciano Gregório, responderão a dúvidas sobre sinusite, falarão sobre novos tratamentos e o momento adequado para procurar um especialista.

As redes sociais da entidade também contarão com vídeos de orientação de médicos otorrinolaringologistas, esclarecendo sobre causas, sintomas e cuidados para quem sofre com o problema.

A data ainda terá conteúdos focados aos médicos otorrinos, um episódio de podcast sobre os tratamentos mais apropriados, as problemáticas e ocorrências de consultório, entre outros aspectos técnicos sobre a doença. O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio, como o Spotify e Apple Podcasts.

Serviço
ABORL-CCF | Dia Mundial da Rinossinusite Crônica com Pólipo Nasal

Live “Doutor, sinusite tem cura?”

Data: 20/04

Horário: 12h

Acesso: Instagram ABORL-CCF e Otorrino e Você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo