A salvação da lavoura

O título desse artigo remete a uma expressão que virou sinônimo de uma coisa espetacular que representa o grande diferencial. Neste caso, refiro-me ao crescimento de 15,1% da atividade agropecuária em 2023 na comparação com 2022, ou seja, o segmento responsável pela maior expansão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano passado. Em outras palavras, o crescimento de 2,9% do PIB tem nome e sobrenome: produtor rural. Não fossem os homens e mulheres do campo, esse desempenho seria bem inferior.

Deputado Federal Zucco (PL-RS) – Foto: Acervo Pessoal

Este mesmo agronegócio que já foi chamado de fascista por Lula, esta mesma agropecuária que insiste em dar certo mesmo com tamanha insegurança jurídica no campo, com o avanço do MST e do movimento indígena sobre áreas produtivas. Fizemos uma CPI na Câmara dos Deputados e revelamos uma verdadeira indústria do crime envolvendo lideranças sem-terra. E o governo federal, que agora comemora os números do agronegócio como se fossem seus, abriga o MST em cargos estratégicos, não condena as invasões e avança na demarcação de terras cujos títulos de propriedade somam décadas nas mãos de famílias que vivem verdadeiramente da terra.

A esquerda trabalha, na realidade, para tirar o Brasil das primeiras colocações de países produtores e exportadores de alimentos. É preciso estar atento aos sinais e, principalmente, aos números. O volume de trabalhadores na agropecuária caiu 6% no trimestre encerrado em janeiro, na comparação com o período anterior. É o menor contingente da série histórica da PNAD, iniciada em 2012. Nesta comparação, o setor perdeu 503 mil trabalhadores.

Além disso, houve uma quebra de safra, com impacto de 20 milhões de toneladas a menos. O produtor plantou a soja a R$ 140 por saca e agora ela está valendo R$ 90 por saca. Menor rentabilidade e menos produto é sinal de crise no horizonte. Lula não tem condições de estar junto ao setor produtivo para ouvir esses relatos e tomar as medidas necessárias. Na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), uma das maiores feiras agropecuárias do mundo, foi Jair Bolsonaro quem circulou entre os produtores rurais tomando nota e conversando com o segmento que é a verdadeira locomotiva da economia.

*Deputado Federal Zucco (PL-RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo